terça-feira, 1 de setembro de 2015

SANT ELM

Há 30 anos, passei parte das minhas férias aqui, em Sant Elm, uma sossegada aldeia maiorquina, situada na costa leste, mesmo em frente da ilha Dragonera; que, ao tempo, já era uma reserva de aves marinhas, interdita de acesso ao comum dos turistas. Isso era no tempo em que eu ainda podia escolher o destino de descanso que me convinha. Porque trabalhava, produzia riqueza e essa situação tinha as suas compensações. Esta fotografia, sacada da Internet, deixou-me deveras surpreendido, pelo facto da referida povoação estar diferente. Tem mais hotéis (na altura em que lá estive só existia aquele edifício de 4 andares, que se pode ver à direita, junto à praia), tem mais vivendas de férias, tem muitos mais barcos de recreio no golfo. Ainda assim, parece-me que a evolução do povoado se fez com uma certa harmonia, sem os exageros que se cometeram na baía de Palma. Como em Magaluf ou Palma Nova, onde a construção de hotéis e outros complexos turísticos faz lembrar Portimão (sobretudo na zona da praia da Rocha) e outras cidades e vilas do litoral algarvio. Pelas quais, diga-se de passagem, não tenho a mínima apetência. Gostava de poder voltar a visitar Sant Elm. Mas, por agora e por óbvias razões, é missão impossível.

Sem comentários: