terça-feira, 8 de setembro de 2015

SAINTE ADRESSE, A BELA

Esta obra pictórica (óleo sobre tela) é da autoria do grande artista francês Claude Monet -um dos grandes nomes da escola impressionista- que a pintou em 1867 e a intitulou «Terrasse à Sainte Adresse». Pertence, actualmente, ao espólio do New York Metropolitan Museum of Art, que a adquiriu em 1967; curiosamente, no ano em que se comemorava o centenário da criação de tão estimável obra. Claude Monet nasceu em Paris (em 1840), mas teve uma relação muito próxima com a Normandia (onde se localiza Sainte Adresse), região onde ele pintou muitas das suas obras. Saint Adresse, que eu conheço razoavelmente bem (e não só pelo facto de, de vez em quando, lá ter ido almoçar ou jantar ao restaurante L'Arcade Portugaise, propriedade de um nosso compatriota), é uma cidadezinha dos arrabaldes do Havre, de vocação turístico-residencial. Debruçada sobre as águas do canal da Mancha, oferece paisagens magníficas a quem a visita e aprecia as suas soberbas
vistas marítimas. Seria com certeza o caso de Monet, que aqui pintou nada menos do que 15 telas. Que, hoje, e para além da sua importância artística, valem milhões ! Outra curiosidade de Sainte Adresse, está ligada ao facto de ali ter residido, durante os angustiantes anos da Grande Guerra, o rei Alberto I da Bélgica. Que autorizou a cidade (que conta, hoje, com 7 500 habitantes permanentes) a integrar as cores da bandeira do seu país no respectivo brasão de armas.


Sainte Adresse vista de Trouville, do outro lado do estuário do Sena. A distância entre as duas cidades é maior do que a fotografia faz crer.

Sem comentários: