quinta-feira, 18 de abril de 2013

SERÁ QUE ESTAMOS TODOS LOUCOS ?

Li ontem nos jornais (ou, talvez, tenha ouvido na TV) que, em Portugal, se desperdiça, anualmente, 1 milhão de toneladas de alimentos. E fiquei chocado ! E perguntei a mim próprio como é que isso é possível num país onde 1/3 da população é pobre ou está gravemente ameaçada de exclusão social... Que mecanismos é que é necessário accionar para que esse escandaloso bota-fora de produtos alimentares não continue a ocorrer ? O que é imperativo fazer para que -em vez de irem parar aos caixotes do lixo- os alimentos cheguem àqueles que (como é do conhecimento geral) são vítimas da crise que se abateu sobre nós, como uma maldição bíblica, e que atinge, em primeiro lugar, as crianças e os idosos ? -Eu não tenho respostas, mas estou intimamente convencido de que haverá soluções. Soluções de nível global, já que o problema é transversal a todas as sociedades humanas desenvolvidas. Ou tidas como tal. Pois, segundo a mesma fonte de informação, 50 % dos alimentos produzidos no Mundo (ou seja, entre 1 e 2 mil milhões de toneladas/ano) são atirados para as lixeiras. Parece, também, que os desperdícios de alimentos dos europeus e dos norte-americanos dariam para alimentar o planeta. Se tudo isto for verdade, é lógico pensar que estamos todos loucos e que entrámos numa espiral que conduzirá, infalivelmente, à nossa perda.

Sem comentários: