sábado, 13 de agosto de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (64)


«HOMEM PARA HOMEM»

FICHA TÉCNICA
Título original : «The Ride Back»
Origem : E. U. A.
Género : Western
Realização : Allen H. Miner
Ano de estreia : 1957
Guião : Anthony Ellis
Fotografia (p/b) : Joseph F. Biroc
Música : Frank DeVol
Montagem : Michael Luciano
Produção : William Conrad/Aldrich Cº
Distribuição : United Artists
Duração : 79 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Anthonny Quinn ………………………………………………. Bob Kallen
William Conrad ………………………………………………… xerife Chris Hamish
Lita Milan …………………………………………………………. Elena
Victor Millan ……………………………………………………. Padre Ignacio
Jorge Treviño ……………………………………………..….. o guarda fronteiriço
Ellen Hope Monroe …………………………………………. a menina
Joe Dominguez ……………………………………………….. Luís
Louis Tower ……………………………………………………… um rapaz

SINOPSE
Christian Hamish, xerife da localidade de Scottville, é incumbido de localizar e de capturar Bob Kallen, um homem que fora acusado -nos Estados Unidos- de duplo assassínio; e que se refugiara no México para poder subtrair-se à justiça.
Depois de uma longa viagem que o conduziu a uma mísera aldeia do país vizinho, o polícia ‘gringo’ consegue encontrar o forajido, que ali vive maritalmente com a jovem e fogosa Elena. Algemado e escoltado pelo seu captor, Kallen toma o rumo do norte, perante o visível desespero da sua companheira.
Depois do prisioneiro ter tentado evadir-se várias vezes (tentativas sempre goradas pela vigilância e pelo zelo de Hamish), os dois homens travam mais amplo conhecimento. Mas, apesar da cada vez mais forte simpatia que lhe inspira o seu prisioneiro e do crime de Bob lhe parecer, agora, ter sido cometido em legítima defesa, o intransigente xerife teima em seguir os trâmites legais da sua acção policial e em apresentá-lo a julgamento no tribunal de Scottville.
Durante o trajecto, os dois cavaleiros passam por um rancho isolado, cujos ocupantes haviam sido massacrados pelos Apaches. E recolhem a única sobrevivente da chacina, uma menina apavorada com a tragédia que atingiu os seus familiares.
Já perto da cidadezinha de destino, o pequeno grupo é atacado pelos pele-vermelhas e, durante a troca de tiros, o xerife é seriamente ferido no peito. Bob Kallen, cuja acção fora determinante na derrota infligida aos Apaches, desembaraça-se das suas grilhetas e abandona os seus companheiros de jornada, para regressar ao México.
Os remorsos fazem-no, porém, retroceder e juntar-se, de novo, à criança e ao polícia ferido. Gesto solidário para com uma órfã indefesa e para com um leal representante da ordem, que até lhe prometera um julgamento justo…

O MEU COMENTÁRIO
«Homem para Homem» é um filme de boa factura e com apreciável qualidade temática. O que constitui a prova flagrante de que não há incompatibilidade entre o bom cinema e as fitas baratas, ditas de série B, tecnicamente pouco sofisticadas.
Esta película foi rodada com fundos disponibilizados por Robert Aldrich, que, naquela época geria uma pequena companhia de produção. O seu realizador –Allen H. Miner- foi um homem que pouco trabalhou para o grande ecrã, já que a sua actividade nesse sector se resumiu à realização de quatro películas, sendo três delas do género western. Devem-se, a este homem -que fez essencialmente carreira na televisão- as fitas «Ghost Town» (que nunca foi estreada comercialmente no nosso país) e a excelente fita «Pala Negra», realizada em 1960.
Anthony Quinn, que, nessa altura e paralelamente à sua carreira em Hollywood, já começara a trabalhar na Europa, onde alcançara o sucesso com «Ulisses» (Mario Camerini, 1953) e, sobretudo, com «La Strada» (Federico Fellini, 1954), interpreta aqui o papel de um assassino acidental, que, pouco a pouco, se revela (aos olhos do seu rival e aos dos espectadores) um homem afável, corajoso e extremamente bondoso.
Quanto ao atarracado e bigodudo William Conrad (um bom actor, também co-produtor desta fita), encarna aqui de maneira muito convincente a figura do xerife Christian Hamich, um indivíduo cuja atitude de falso duro esconde, afinal, um ser humano frágil e atormentado. Conrad, que interpretou o seu derradeiro papel no cinema em «Homem para Homem», prosseguiu a sua carreira como chefe de produção da companhia Warner Brothers e, mais tarde, nos estúdios da televisão.
Outra nota positiva para este filme : pela emocionante canção «The Ride Back», magistralmente entoada (quem tal diria ?!!!) por um surpreendente Eddie Albert.

(M.M.S.)


Capa do DVD destinado ao público de língua inglesa


Procurado pela justiça dos Estados Unidos por duplo assassínio, Bob Kallen (Anthony Quinn) vive maritalmente, numa pequena aldeia do México, com a jovem e fogosa Elena (Lita Milan)...


Cartaz francês


Cartaz espanhol


O representante da autoridade (William Conrad) dá voz de prisão a Bob Kallen (Anthony Quinn), perante a indignação de Elena (Lita Milan). O padre Ignacio (Victor Millan) é testemunha passiva do incidente...


Capa do DVD editado e comercializado no Brasil, país onde o filme se intitula «O Retorno Sangrento»


Outro cartaz original


Elena (Lita Milan) lança-se numa luta corpo-a-corpo com o xerife Hamich (Conrad), na vã tentativa de libertar ocompanheiro...


Cartaz italiano


Capa do DVD editado (recentemente) em França


Mais um cartaz original

Sem comentários: