quinta-feira, 4 de agosto de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (60)


«QUANDO A CIDADE DORME»

FICHA TÉCNICA
Título original : «The Asphalt Jungle»
Origem : E. U. A.
Género : Policial
Realização : John Huston
Ano de estreia : 1950
Guião : Ben Maddow e John Huston
Fotografia (P/B) : Harold Rosson
Música : Miklos Rozsa
Montagem : George Boemler
Produção : Arthur Hornblow Jr.
Distribuição : Metro Goldwyn-Mayer
Duração : 112 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Sterling Hayden ……………………………………… Dix Handley
Louis Calhern …………………………………………… Al Emmerich
Jean Hagen ……………………………………………… Doll Conovan
James Whitmore ……………………………………. Gus Minissi
Sam Jaffe ……………………………………………….. Dr. Riedenschneider
John McIntire …………………………………………. comissário Hardy
Marc Lawrence ………………………………………… Cobby
Barry Kelley ……………………………………………… tenente Ditrich
Anthony Caruso ……………………………………….. Louis Ciavelli
Marilyn Monroe ………………………………………… Angela Phinlay

SINOPSE
O Dr. Riedeschneider sai da cadeia, onde havia elaborado os planos do assalto (lucrativo) a uma joalharia. Mas, para poder levar a cabo esse audacioso golpe, o ex-presidiário necessita dos 30 000 dólares que lhe permitirão contratar uma equipa de especialistas compreendendo um arrombador de cofres-fortes, um motorista e um pistoleiro.
Emmerich, um advogado corrupto e arruinado, promete avançar tal soma, ao mesmo tempo que cogita ludibriar os seus parceiros e guardar a totalidades das pedras preciosas roubadas.
O golpe é levado acabo, mas o êxito é relativo, na medida em que o alarme da joalharia toca desatempadamente, prevenindo a polícia e os seguranças, que ferem a tiro dois dos membros da quadrilha : Louis Ciavelli, o violador de caixas-fortes, e Dix Handley, o pistoleiro contratado. Os malfeitores acabam por ser capturados, um a um, inclusivamente Emmerich, que é traído pela sua bonita e ingénua ‘protegida’.
Graças à cumplicidade da sua amiga Doll, o pistoleiro –que conta regressar à sua terra natal e readquirir uma antiga propriedade familiar, com a parte que lhe cabe do roubo, escapa momentaneamente às rusgas organizadas pelos agentes da ordem. Mas o seu ferimento agrava-se e ele é obrigado a recorrer aos cuidados de um médico, que o denuncia às autoridades.
A polícia não chega, porém, a deitar-lhe a mão, porque Dix morre no termo da sua longa viagem, já à vista dos verdejantes prados do Kentucky, onde pastam os cavalos que constituíram a sua verdadeira e única paixão…

O MEU COMENTÁRIO
Apreciado e louvado clássico do cinema policial norte-americano de início dos anos 50, «Quando a Cidade Dorme» é uma das melhores películas da filmografia de John Huston e uma daquelas que melhor resistiu ao tempo; porque, ainda hoje, se vê com o mesmo interesse e com o mesmo entusiasmo. Servido por um excelente naipe de actores –Sterling Hayden, Louis Calhern, Jean Hagen e Sam Jaffe- e por uma não menos boa legião de secundários (James Whitmore, John McIntire, etc), este filme foi muitas vezes imitado (e até plagiado), mas nunca foi igualado ou superado. Note-se a presença no elenco (num modesto papel, é certo) de Marilyn Monroe, que ilumina o ecrã com o frescor da sua beleza (então no auge) e o encanto da sua ingenuidade. Creio que «Quando a Cidade Dorme» nunca foi alvo de uma edição DVD no nosso país. O que é grave, o que é lamentável. Sobretudo quando se vendem por aí centenas de videogramas com reproduções de fitas sem o mínimo interesse cinematográfico ou outro. Mas não perdemos a esperança de o ver um dia aparecer por aí, para grande benefício dos cinéfilos lusófonos.

(M.M.S.)


Este cartaz norte-americano reproduz algumas cenas da película em apreço


Preparando o golpe...



Cartaz francês


Quando foi chamada a interpretar o papel de Angela Phinlay, nesta fita de Huston, Marilyn Monroe era praticamente uma estreante; mas estava no auge da sua beleza...


Outro cartaz original


Da esquerda para a direita : os actores Louis Calhern, Sterling Hayden, Jean Hagen e Sam Jaffe admiram algumas das jóias roubadas...


Cartaz belga (a parte inferior, onde figurava o título em língua neerlandesa, foi voluntariamente apagada pelo editor do postal que o reproduz)


Capa do DVD editado no Reino Unido


Mais um cartaz utilizado nos 'states' para promoção de «Quando a Cidade Dorme»

Sem comentários: