sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

OS FILMES DA MINHA VIDA (9)


«EMBOSCADA FATAL»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Comanche Station»
Origem : E. U. A.
Género : Western
Realização : Budd Boetticher
Ano de estreia : 1960
Guião : Burt Kennedy
Fotografia (c) : Charles Lawton Jr.
Música : Heinz Roemheld
Montagem : Edwin Bryant
Produção : Harry J. Brown e Randolph Scott
Distribuição : Columbia Pictures
Duração : 74 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Randolph Scott …………………………… ….… Jefferson Cody
Nancy Gates …………………………….……….…. senhora Lowe
Claude Akins …………………………….…….…. Ben Lane
Skip Homeier ……………………………….…... Frank
Richard Rust …………………………………….…… Dobie
Rand Brooks …………………..………….………. o empregado da estação de muda
Dyke Johnson …………….………………….……. o rancheiro Lowe
Foster Hood ……………….….………. ….…… um guerreiro comanche
Joe Molina ……………………….......... o chefe dos comanches
Vince Saint-Cyr ………………………..……. um guerreiro comanche
P. Holland…………………………….…..…………. rapaz

SINOPSE
Jefferson Cody, cuja esposa fora raptada pelos índios, é informado de que uma tribo Comanche aceita negociar a liberdade de uma das suas prisioneiras brancas.
Esperançado de que essa cativa seja a sua própria mulher, Cody avista-se com os pele-vermelhas. Após uma curta discussão, estes entregam-lhe a refém a troco de algumas bujigangas e de uma infuncional carabina.
Mas a mulher branca que Cody logrou resgatar é, afinal, a esposa do rancheiro Lowe, que prometera entregar uma avultada recompensa a quem conseguisse localizar a companheira e lhe a fosse entregar… morta ou viva.
Nessas circunstâncias, Jefferson Cody terá de bater-se –nas vastidões de um território particularmente hostil- com os índios (enganados no negócio) e contra as pretensões de Ben Lane, de Frank e de Dobie, três perigosos caçadores de prémios, para os quais a ex-prisioneira não passa de um simples corpo; que animado e de pé ou crivado de chumbo e atravessado na garupa de um cavalo, tem absolutamente o mesmo valor mercantil : o de um bom punhado de preciosas e telintantes moedas de oiro.

O MEU COMENTÁRIO
«Emboscada Fatal» é um dos três famosos westerns que Budd Boetticher realizou com a colaboração do guionista Burt Kennedy e do actor-produtor Randolph Scott. O argumento deste filme foi trabalhado, ao que parece, a partir de uma ideia original do próprio cineasta.
Considerada, hoje, como sendo uma das obras primordiais da filmografia de Boetticher, «Emboscada Fatal» foi rodada com a habitual economia de meios técnicos e financeiros postos à disposição do realizador e impressiona pelo rigor e pela sobriedade da sua construção, pela riqueza e pela originalidade do tema e, ainda, pelas discretas, mas excelentes, interpretações de Scott, de Nancy Gates, de Claude Akins e de todos os outros actores do ‘casting’.
A propósito da concisão e da rapidez de execução do realizador –qualidades que identificam e caracterizam o trabalho de Budd Boetticher- lembramos que o cineasta disse um dia, em entrevista concedida à imprensa, que «a câmara não é um brinquedo. Deve servir para contar uma história e não para que o seu utilizador se entregue a exercícios de estilo».
Em «Emboscada Fatal», com a sua maneira despojada (sem ‘fioriture’, mas não sem brilho) «não existe (no dizer de Christian Bossuyt, autor do livro «50 Ans de Western») um plano, um olhar, um gesto, que não tenha a sua utilidade». Com este film, Budd Boetticher alçou ao mais alto nível a sua arte de realizador de cinema e, com ele, assentou categoricamente, definitivamente, a sua glória de grande autor de westerns –um dos melhores de sempre- revelada em 1955 com a apresentação da antológica fita que se intitula «Sete Homens para Matar».
Que saibamos, não existe no nosso país produção videográfica da obra singular de Budd Boetticher. O que é, naturalmente, lamentável, para os cinéfilos portugueses.

(M.M.S.)


Cartaz belga


quatro cavaleiros Comanches observam intrigados a chegada de um intruso branco (Jefferson Cody/Randolph Scott) ao seu território


Jefferson Cody (Randolph Scott) procura a sua mulher, raptada pelos pele-vermelhas


A senhora Lowe (Nancy Gates) é moeda de troca entre os Comanches e Cody (Randolph Scott).

Sem comentários: