sábado, 20 de fevereiro de 2010

BD (BEM DIVERTIDA)


Apesar dos meus (quase) 65 anos de idade, confesso que gosto muito de banda desenhada. 'Coisa' que, em Portugal, é tradicionalmente reservada (santa ignorância !...) aos cachopos ou aos atrasadinhos. Tenho colecções completas de clássicos como «Blacke e Mortimer», «Largo Wintch», «Tintin», «Tenente Blueberry», «XIII», «Comanche», etc, etc. Uma das que mais me divertiu foi, sem dúvida, «Les Tuniques Bleues», da autoria de Louis Salvérius/Willy Lambil (desenho) e de Raoul Cauvin (guião). A acção da dita decorre durante a Guerra de Secessão (1861-1865) e tem como heróis o sargento Chesterfield e o cabo Blutch do exército da União, dois sujeitos impagáveis.


Capa do álbum nº 7, intitulado «Les Bleus de la Marine». Nele se conta (no tom ligeiro e bem-humorado que é próprio a Raoul Cauvin) a batalha de Hampton Road, travada a 9 de Março de 1862 entre dois dos primeiros navios couraçados da História naval : o USS «Monitor» (nortista) e CSS «Virginia» (sulista).


Essa batalha -de resultado indeciso- é historicamente verídica. A fotografia acima reproduzida mostra parte da tripulação do USS «Monitor» na coberta do navio da marinha federal, depois do renhido e inédito combate.

Sem comentários: