domingo, 30 de agosto de 2015

HERÁLDICA E HISTÓRIA DA AVIAÇÃO

Estes dois brasões pertencem, respectivamente, à cidade da Amadora e a Vila Nova da Rainha; que, com Lisboa e o Porto (já veremos porquê), foram os berços da aviação em Portugal. No que respeita a capital portuguesa, convém saber o seguinte : o primeiro aeroplano a voar por cá foi pilotado pelo francês Armand Zipfel. A marca e o tipo da máquina são-me desconhecidos, mas o que é público é que o voo -de apenas 200 metros- foi realizado no hipódromo de Belém, em 1909. Novo voo foi executado a 27 de Abril do ano seguinte, no mesmo local, por outro intrépido aeronauta gaulês, Julien Mamet, que, nessa ocasião, tripulou um Blériot XI, em tudo semelhante àquele que, pela primeira vez, transpôs o canal da Mancha por via aérea. Este aparelho com 70 kg de peso, dispunha de um motor com uma potência de 50 cv e, segundo a imprensa do tempo, fez uma brilhante demonstração das suas capacidades diante do príncipe D. Afonso (o famoso 'Arreda', muito dado aos desportos mecânicos) e de 10 000 outros espectadores entusiasmados. Depois, coube a vez à 'Invicta' e aos portuenses levantarem os olhos aos céus, para poderem ver evoluir os 'mais pesados que o ar'. Foi, com efeito, no ano de 1912 que o francês Tréscartes ali se exibiu, pilotando um biplano Farman; que acabaria por ser adquirido pelo jornal local «Comércio do Porto». Quanto à Amadora, viu o seu nome ligado à aviação, quando a 26 de Janeiro de 1913, um domingo, o francês (sempre eles !!!) Alexandre Sallès foi aterrar num prado da antiga Porcalhota. O piloto deslocara do já referido campo de corridas de cavalos de Belém e (por convite de uma associação da terra, a Liga dos Melhoramentos da Amadora), sobrevoara os arrabaldes da cidade de Ulisses e, pela primeira vez em Portugal, efectuou um voo entre duas localidades. Daí essa cidade estremenha (uma das mais populosas do nosso país) ostentar orgulhosamente no seu brasão de armas elementos -uma manga de aeródromo e um hélice de avião- que recordam esse feito sem precedentes. Sinais que também aludem, como é óbvio, ao facto de, posteriormente (em 1919), ali ter sido instalada a base do Grupo de Esquadrilhas de Aviação República. No que respeita Vila Nova da Rainha (localidade do concelho da Azambuja), a sua relação com a aviação -simbolizada na base do seu escudo com um par de asas douradas- deve-se ao facto de ali ter sido criada a primeira escola portuguesa de pilotos militares. Esse acontecimento data de 1915 (estava-se, então, em plena Guerra Mundial) e tinha como principal objectivo formar por cá os pilotos nacionais, que, anteriormente, se formavam em França. Essa unidade, centro de formação de pilotos militares, sobreviveu até 1920, ano em que foi dissolvida e encerrada.

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