quarta-feira, 5 de agosto de 2015

EM LOUVOR DO 'DUKE'

John Wayne (1907-1979) foi -e ainda é- uma das figuras cimeiras da História do cinema americano e mundial. Pelo facto de, politicamente, se ter assumido como um homem de direita e ultra-nacionalista, defensor da intervenção norte-americana no Vietnam, isso nada retira (quanto a mim, que militei contra essa guerra criminosa ) à sua aura de actor. Por causa das escolhas políticas do 'Duke', muitas pessoas, ditas de esquerda e despeitadas, começaram a denegrir o homem e o actor,  chegando a tratá-lo de fascista e a chamar-lhe canastrão. Sendo que, mais uma vez na minha modesta opinião, ele não era nem uma coisa nem outra. Por exemplo, nunca ninguém o viu perorar contra os princípios básicos da democracia nos 'states' e, em relação à acusação de ter sido mau actor, basta ver (ainda hoje) alguns dos seus filmes, para facilmente nos darmos conta do contrário. Eu, que vi dezenas e dezenas dos seus filmes, peço, simplesmente a quem o denigre, a quem põe em causa o seu profissionalismo, que experimente ver esta série de películas que eu aqui deixo. E que fale depois com conhecimento de causa. Que essa gente, nem sempre honesta e bem intencionada, veja :

01- «A Cavalgada Heróica» (1939);
02- «Rio Vermelho» (1943);
03- «Forte Apache» (1948);
04- «Os Dominadores» (1949);
05- «O Homem Tranquilo» (1952);
06- «A Desaparecida» (1956);
07- «Rio Bravo» (1959);
08- «Os Cavaleiros» (1959);
09- «O Homem que Matou Liberty Valance» (1962);
10- «O Atirador» (1976).

Sim, penso que para as pessoas sensatas, basta ver -com atenção- estas fitas, para mudar radicalmente de opinião. E mais não digo.

A não ser que : John Wayne faleceu em 1979, de doença cancerosa que contraiu no deserto do Utah, quando ali participou nas filmagens de «O Conquistador» («The Conqueror», de Dick Powell, 1956) e se submeteu ao contacto físico e involuntário com areias radioactivas, contaminadas por testes nucleares feitos na região pelo exército dos Estados Unidos. Refiro aqui, por pura curiosidade, que o elenco artístico e técnico dessa fita épica (que evocava a figura de Gengis Khan), compreendia 220 pessoas,  que 91 delas desenvolveram cancros e que 46 morreram dessa doença. Entre as vítimas mortais, posso citar os nomes do 'Duke', de Susan Hayward, de Agnes Moorehead, de John Hoyt e de Pedro Armendariz. Este último suicidou-se num hospital de Los Angeles, quando a doença já se encontrava em fase terminal. Curiosidade : não se sabe o que se passava na cabeça do extravagante milionário Howard Hughes, no fim da sua desgraçada vida. O que é verdade é que, nos seus últimos meses de vida (e no dizer de uma das raras pessoas que ele consentia que o visitassem) esse homem -que produzira «O Conquistador»- passava o seu tempo a ver e a rever este amaldiçoado filme.

Sem comentários: