quarta-feira, 1 de abril de 2015

'THUNDERJETS' EM ÁFRICA

Estes caças-bombardeiros Republic F-84 pertenceram à Força Aérea Portuguesa e foram fotografados na B. A. nº 9, em Luanda, onde fizeram parte integrante da Esquadra 93. Foram as primeiras aeronaves deste tipo a serem encaminhadas (por via marítima) para Angola; onde chegaram em Julho de 1961, para participarem na luta contra a insurreição armada, desencadeada -por diversos movimentos independentistas- contra o colonialismo salazarista. Apesar de muito desgastados pelo uso intenso que lhes foi dado, estes aviões mantiveram-se (graças à competência do pessoal de manutenção da F.A.P.) operacionais até 1973. Os 'Thunderjets' ficaram conhecidos em Portugal -onde chegaram no ano de 1953- pelo facto de terem sido os primeiros jactos a integrar formações de demonstração acrobática. E, infelizmente, por terem sido os protagonistas do maior desastre que enlutou a aviação militar portuguesa. Com efeito, no dia 1 de Julho de 1955, oito aeronaves deste tipo chocaram com a serra do Carvalho (situada no concelho de Vila Nova de Poiares), com a perda dos aparelhos e respectivos pilotos. Eu tinha então 10 anos de idade e lembro-me dos jornais do tempo terem divulgado o desastre... O nosso Museu do Ar conservou alguns (2 ou 3) destes aviões de origem norte-americana. Um outro exemplar existe em França, num museu de Savigny-lès-Beaune, na Borgonha. Que conserva as cores e insígnias da Força Aérea Portuguesa.

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