quarta-feira, 15 de abril de 2015

BRINCADEIRAS DE CRIANÇA

Este instantâneo foi colhido (por fotógrafo cujo nome ignoro) nas ruas de uma localidade do Burkina-Faso; país do interior africano, que nós já conhecemos com o nome de Alto Volta. Estas brincadeiras de criança lembram-me os tempos em que eu era menino... Quando Portugal era pouco mais do que um país de indigentes, onde quase não havia brinquedos. O que levava as crianças de meios sociais menos abastados (isto para usar um eufemismo) a criar, a inventar os seus próprios joguetes. Qualquer coisa servia : um velho aro de bicicleta, uma casca de pinheiro (que se transformava subitamente num barquinho), uma bola de trapos (fabricada com uma velha meia de senhora), etc, etc. É por isso que eu penso, que a miudagem do meu tempo era mais inventiva e desenrascada do que os putos de agora. Que sabem muito de computadores e de jogos electrónicos, mas que conhecem pouco da vida... -Mas terei eu razão ?

Sem comentários: