terça-feira, 21 de abril de 2015

ARENQUE, O REI DA FESTA

Tal como a sardinha das nossas costas é apreciada pelos portugueses, que lhe consagram autênticos festivais gastronómicos, o arenque é o peixe que, no tempo próprio, mais seduz os povos ribeirinhos do canal da Mancha e do mar do Norte; que o devoram com o mesmo deleite. Vivi para as bandas onde o arenque ('Clupea harengus') é rei e posso testemunhar das comezainas que ele por lá sustenta. Numa altura em que esse peixe é mais abundante e que está mais gordo. Em Dieppe -cidade portuária normanda do canal a que os britânicos chamam presunçosamente de St. George, o arenque é pretexto para festejos que têm atraído, certos anos, mais de 100 000 visitantes. Que ali afluem para devorar o clupeida em questão e para se atirarem, à sua custa, ao vinho branco, à cidra e à cerveja. Por essa altura do ano -meados de Novembro- no cais onde se situou, outrora, a gare marítima internacional, respira-se a espessa fumarada das assadas e é quase palpável o bulício provocado pelos grupinhos de amigos que por lá aparecem para petiscar, beber uns copos, conviver. É, para além do Verão (Dieppe é uma estância balnear afamada), o melhor momento para o comércio local. Geralmente, o arenque é, nesta ocasião, degustado grelhado, acompanhado com batatas cozidas e sem cerimónias. Mas também se pode provar marinado (uma delícia), fumado (o chamado 'frango de Dieppe'), em saladas compostas e de muitas outras maneiras. Enfim, o arenque é o rei da festa !

Receita da Salada de Arenques à Moda de Dieppe : Numa travessa, faça um leito com alfaces frescas, sobre o qual colocará batatas cozidas cortadas (como na imagem), pequenos cubos de tomate sem grainhas, 2 ou 3 ovos cosidos cortados aos quartos, gambas descascadas e troços de arenque fumado. Regue tudo com um bom óleo vegetal (*), sumo de limão e tempere com sal a gosto e com uma mistura de '5 especiarias' do comércio. Acompanhe com um vinho branco seco e bem fresquinho ou, preferencialmente, com um copo de boa cidra normanda.

(*) geralmente não se utiliza azeite nesta receita, pelo facto deste produto não ser típico da cozinha tradicional normanda.

Sem comentários: