segunda-feira, 20 de abril de 2015

RECORDANDO AL-MU'TAMID, O REI-POETA


Al-Mu'tamid (1040-1095) nasceu em Beja , no Alentejo islâmico, viveu em Silves e foi rei de Sevilha. Foi deportado pelos seus correligionários para o actual Marrocos, onde veio a falecer. Este é o túmulo em Aghmat (perto de Marraquexe), onde está sepultado ao lado de sua esposa e de sua filha. O seu modesto mausoléu foi mandado erigir em, 1967, pela família real marroquina. O Dr. Jorge Sampaio, então presidente da República Portuguesa, prestou homenagem a este rei-poeta em 1998, aquando de uma sua visita a Marrocos. Aqui vos deixo uma das suas poesias :


............  Como falar de ti Silves

                  Sem que uma lágrima me caía

                  Como a do enamorado enternecido.

                  Ou de ti, Sevilha,

                  Sem um suspiro de ansiedade?

                  Sois terras vestidas, pela chuva fina,

               
                  Com a túnica da mocidade,

                  A mocidade que se desvaneceu

                   Quando me furtou meus amuletos

                  Assaltou-me a memória dos amores ardentes

                  Como se me consumisse um lume violento,

                   No mais profundo deste meu coração.

               
                   Oh noites minhas de antigamente!

                   Que me importavam censuras dos críticos!

                   Nada me desviava do amor mais louco.

                   A insónia vem-me de uns olhos lânguidos.

                   E sofro por uma silhueta de esbelto talhe...

                                                                 

                                                                       Al-mu’tâmid

Sem comentários: