sexta-feira, 20 de junho de 2014

COISAS BOAS DA SICÍLIA

Tenho saudades da Sicília, terra onde passei umas excelentes férias, já lá vão uns bons 25 anos... Tendo-me hospedado no hotel Costa Verde, situado nas proximidades de Cefalú, fiz, a partir dessa antiga urbe, várias viagens através dessa grande ilha do Mediterrânico. Desde Palermo, na costa ocidental, até Catânia (e o Etna) na extremidade oriental. Recordo-me de ter desfrutado da gastronomia local e lembro-me de boas refeições tomadas (na companhia da minha mulher, do Rui e da Annick) na capital e num restaurante situado a escassas centenas de metros da principal cratera de um dos mais famosos e fogosos vulcões da Europa. Um restaurante que, segundo me foi dito, arde periodicamente, todas as vezes que o Etna começa a espirrar fumo e lava. Boas recordações, sem dúvida. Até porque foi durante essa estadia que travei amizade com um casal francês -o Daniel e a Solange- com o qual, eu e a minha esposa, fizemos amizade. Até hoje. Em memória desses tempos, aqui quero deixar um 'souvenir' siciliano : um delicioso 'antipasto' vegetariano, umas beringelas cozinhadas à moda da ilha (que coisa boa !) e uma garrafinha de tinto criado nas faldas do vulcão. Bom apetite !

Sem comentários: