quinta-feira, 12 de junho de 2014

AÍ ESTÁ A TAÇA DO MUNDO DE FUTEBOL !

Hoje é o Dia D do futebol mundial, já que estão previstos -na cidade de São Paulo- a cerimónia de abertura da Taça do Mundo e o jogo inaugural dessa competição entre selecções nacionais; jogo que vai colocar, frente a frente, as formações do Brasil e da Croácia. Cá estarei para ver alguns desses 'matchs', pois não desdenho um bom espectáculo de futebol, e até para me empolgar com as 'performances' dos atletas em liça. Em contrapartida, estou-me borrifando para o falatório das legiões de comentadores, que, desde há semanas, monopolizam tudo o que é canal de televisão, para chatear com previsões parvas e com análises tão imbecis, quanto risíveis. Daquelas a puxar para o choradinho nacionalista, como se o patriotismo tivesse algo a ver com estas coisas do pontapé no esférico. Enfim, todo este frenesi à volta dos jogos da Taça do Mundo me horripila e me convence de que se está a usar aquela velhinha e estafada fórmula 'do pão e dos jogos' inventada na Roma imperial para distrair o pagode dos problemas reais da vida. Não, eu cá não desfraldarei bandeiras verde-rubras, não usarei o cachecol 'apropriado', nem darei vivas ao «melhor jogador do mundo». Porque, confesso, tenho neste momento outras preocupações. Que têm a ver (vejam lá !) com os problemas que afligem o meu país e que empobrecem o povo a que pertenço. Se a selecção da Federação Portuguesa de Futebol ganhar algum troféu na Taça do Mundo, tanto melhor; se não, isso não me tirará 1 minuto de sono. Até porque os jogadores continuarão (e ainda bem para eles) a ganhar milhões e nós, os portugueses ordinários, continuaremos -depois da festa acabada- a correr atrás dos parcos tostões da sobrevivência...

Sem comentários: