domingo, 15 de junho de 2014

A ESSÊNCIA DOS NOSSOS POETAS

///////////////////////// QUANDO EU SONHAVA         

Quando eu sonhava, era assim
Que nos meus sonhos a via;
E era assim que me fugia,
Apenas eu despertava,
Essa imagem fugidia
Que nunca pude alcançar.
Agora, que estou desperto,
Agora a vejo fixar...
Para quê? - Quando era vaga,
Uma ideia, um pensamento,
Um raio de estrela incerto
No imenso firmamento,
Uma quimera, um vão sonho,
Eu sonhava - mas vivia:
Prazer não sabia o que era,
Mas dor, não na conhecia ...

*Almeida Garrett, in «Folhas Caídas»*

Almeida Garrett (1799-1854) foi uma das figuras de proa da literatura portuguesa do século XIX. O celebrado autor de «Frei Luís de Sousa», de «Viagens na Minha Terra» e de «Folhas Caídas» também foi um distinto político; que, pela eloquência dos seus discursos, marcou a sua época.

Sem comentários: