domingo, 29 de junho de 2014

BACALHAU À MODA CATALÃ

 É sabido : nenhum país do mundo se compara a Portugal, quando se trata de confeccionar pratos à base de bacalhau. A tal ponto, que estão editados por cá livros de culinária que fazem referência a 1000 receitas realizadas com esse peixe dos mares frígidos; que os Portugueses preferem cozinhar depois de um processo de seca específico e da sua posterior demolhagem. Moro numa região próxima da fronteira espanhola e posso testemunhar sobre a afluência de 'nuestros hermanos' (sobretudo nos fins-de-semana) aos restaurantes deste lado da raia. Espanhóis que vêm saborear, a nossa sápida cozinha e, muito especialmente, os nossos pratos de bacalhau. Entre os quais, o 'bacalao dorado' (o Bacalhau á Brás) leva a palma das suas preferências. Isto dito, não pretendo que só por cá se sabe preparar este produto. Longe disso. Eu próprio já provei no estrangeiro receitas excelentes, preparadas com esse gadídeo. Para provar o que digo, aqui vos deixo, hoje, a receita de um bacalhau cozinhado à moda catalã, para 4 ou 5 pessoas. Que eu espero vos agrade.

Ingredientes necessários :

1 kg de bacalhau previamente demolhado;
5 tomates maduros;
1 pimento verde e 1 pimento vermelho;
2 cebolas de tamanho médio;
2 ou 3 beringelas;
1 malagueta desidratada;
azeite extra virgem;
farinha;
louro, tomilho e alho.

Como proceder :

Partir o bacalhau em várias postinhas, retirar espinhas (facultativo) e peles e reservar.
Lavar os tomates, retirar-lhes as pevides e cozê-los. Eliminar toda a água da cozedura e reservar.
Cortar as cebolas e pimentos em finas lamelas e refogá-las em azeite, num tacho. Sem esquecer de juntar o tomate, 1 ou 2 dentes de alho esmagados, o louro, o tomilho e a malagueta esfarelada. Deixe cozinhar durante 5 minutos em lume brando. Lavar as beringelas, cortá-las em rodelas com 1 cm de espessura e dourá-las num pouquinho de azeite.
Colocar a mistura, já preparada, num recipiente de ir ao formo, com um pouco de azeite no fundo. Colocar as ditas rodelas de beringela sobre as postinhas de bacalhau e juntar tudo ao preparado precedente.
Colocar em forno quente durante 20/25 minutos.
Servir com um acompanhamento de batatinhas cozidas.

Pode regar esta refeição com um bom vinho da nossa terra, de preferência tinto.
Bom apetite !

Sem comentários: