terça-feira, 18 de junho de 2013

RECORDAÇÕES (1)

////////// Já eu tinha 30 anos de idade quando -em Janeiro de 1976- me foi dada a oportunidade de tomar um avião pela primeira vez. E de voar ! Esse acto, hoje banalíssimo e que eu próprio reiteraria uma boa centena de vezes, foi, para mim, qualquer coisa de inesquecível e de irrepetível. Por muitas razões, já que descolei do histórico(*) aeroporto parisiense de Le Bourget (agora reservado a voos particulares e de mercadorias) e pousei em Fornebu, aeroporto de Oslo, encerrado ao tráfego aéreo em Outubro de 1989. Original, também, foi facto do meu regresso a França (onde eu residia), após 4 meses de ausência na Noruega e na Suécia, se ter feito através do aeroporto Charles de Gaulle, que era, então, novinho em folha. Essa minha viagem de ida e volta foi feita em birreactores Douglas DC-9, os aviões 'standard' da companhia SAS para voos de curto e médio cruzeiro. Lembro-me que a viagem de ida, entre as duas capitais, se fez com uma dezena de passageiros a bordo, mas que o avião encheu em Copenhague, onde fez escala durante 1 hora. Lembro-me, igualmente, da aproximação ao aeroporto de Oslo Fornebu e da apreensão que me ganhou ao ver a grande quantidade de neve que o cobria. E do trabalho dos veículos de serviço a aspirarem a pista e a arremessarem a foleca para longe do espaço onde o meu avião iria aterrar. Escusado será dizer que tudo se passou às mil maravilhas. Até porque os pilotos da referida companhia aérea haviam sido treinados para enfrentar as condições adversas do rigoroso inverno da Escandinávia. Que eu também iria conhecer, aguentando temperaturas da ordem dos 30 graus negativos. Velhos e belos tempos da minha juventude, que me levavam a procurar trabalho onde o havia; como, neste caso, a mais de 3 000 km do meu domicílio. Quando penso que, nestes tristes dias de crise, há gentinha, no nosso país, a recusar empregos, porque estes distam 30 km de suas casas... //////////
(*) O aeroporto de Le Bourget foi palco de alguns grandes acontecimentos da História da Aviação. Talvez o mais famoso desses feitos tenha sido a chegada a Paris -em data de 21 de Maio de 1927- de Charles Lindbergh, depois do primeiro voo solitário e sem escalas, realizado entre a América e a Europa. Esse histórico voo durou 33 h 30 e foi feito num monoplano Ryan baptizado 'Spirit of St. Louis'. As fotos anexadas mostram um dos muitos DC-9 (retirados do serviço) da frota da companhia SAS e o aeroporto de Oslo Fornebu (que se situava a apenas 7 km da cidade) tal como eu o conheci. Hoje, este espaço está irreconhecível, devido à urbanização que por lá foi feita. O novo aeroporto da capital da Noruega (Oslo Gardermoen) está localizado muito mais longe de Oslo. (Estas fotos podem ser ampliadas com um simples clique).

Sem comentários: