terça-feira, 4 de junho de 2013

BACALHOEIROS FRANCESES

////////// Embora os gauleses sejam fracos consumidores de peixe, em geral, e de bacalhau, em particular, a verdade é que a França foi -desde sempre e até à interdição das águas dos Grandes Bancos pelo governo de Ottawa- um dos países da Europa que mais pescou a espécie 'Gadus morhua'. À qual nós ainda designamos, por cá, pelo amável epíteto de 'fiel amigo'. Eu ainda conheci bem e em plena actividade laboral os portos bacalhoeiros de Fécamp (na Alta Normandia) e de Saint Malo (na Bretanha). O primeiro, por estar situado próximo de Rouen, cidade onde eu residi várias décadas, e pelo facto da sua praia constituir uma alternativa às de Dieppe e de Le Tréport, que eram as mais próximas do meu domicílio. O segundo, porque, quando eu era jovem, até lá trabalhei num estaleiro naval, hoje extinto. Estou a falar das décadas de 60 e de 70 do século passado, quando a captura do pescado já se fazia por arrasto, com navios modernos. Não conheci, pois, os velhos veleiros, que (salvo raras excepções) não sobreviveram à última guerra mundial. Mas, para memória, quero aqui deixar a fotografia de um bacalhoeiro francês de tempos idos e uma descrição ilustrada das suas velas. Cujos nomes e função as equipagens daquela época eram obrigadas a saber de cor, para poderem satisfazer, de imediato, as ordens do capitão do navio. Navio que, naquele tempo, também era a casa de marinheiros e pescadores durante os longos e difíceis meses de campanha em mares longínquos.

Sem comentários: