quarta-feira, 22 de outubro de 2014

«KRZYZACY» : PROCURA-SE


Há anos que procuro adquirir (sem sucesso) uma cópia de editor do filme «Os Cavaleiros Teutónicos», realizado -em 1960- pelo cineasta polaco Aleksander Ford. Cópia essa que, naturalmente, deverá ser legendada (preferencialmente) ou dobrada numa língua que eu domine bem. Vi esta fita, pela primeira vez, em França. Por volta dos anos 70/80 (do passado século, obviamente), aquando, presumo eu, de um dos famosos 'Dossiers de l'Écran'; que combinavam, geralmente, Cinema, História e Entrevistas. Uma maravilha de emissão cultural, que a TV pública portuguesa deveria copiar, em vez de persistir em programar banalidades, sem o mínimo interesse para o telespectador. Este filme -«Os Cavaleiros Teutónicos- tem acção decorrente no século XV e relata a epopeia da resistência polaco-lituana à toda poderosa ordem militar-religiosa alemã. E centra-se, muito especialmente, na famosa batalha de Grunwald, que é um dos momentos altos da História da Europa do norte. Recordo-me, apesar dos muitos anos passados, que o filme me fascinou pela sua espectacularidade e pelo facto de abordar um tema que não nos é (gente do sul do continente) muito familiar. Tenho um outro filme que se debruça, também ele, sobre o assunto da guerra contra os Teutónicos. Estou-me a referir, como já adivinharam, à consagrada película (soviética) «Alexandre Nevski», realizada -em 1938- pelo genial Serguei Eisenstein.

Sem comentários: