segunda-feira, 16 de setembro de 2013

NOTÍCIAS DOS JORNAIS

Vivo numa aldeia isolada da charneca alentejana, onde não há jornais. Pela simples razão de que não há quem os venda, nem, sobretudo, quem os compre. Nessas circunstâncias, só adquiro os ditos quando saio dos 90 km2 de área da minha freguesia e visito uma das vilas mais próximas, que dista da minha terra cerca de 20 km. Mas, graças às novas tecnologias, consigo romper esse isolamento. Assim, através de 'sites' gratuitos da Internet, consigo ler, todos os dias, as primeiras páginas dos quotidianos portugueses. E o que nelas vejo tem, cada vez mais, o condão de me irritar. Porque eu sou feito da mesma massa de que são feitas as outras pessoas e gostaria que neste país houvesse mais justiça e que os meus compatriotas fossem mais respeitados e mais felizes. O que ontem me indignou foi ler, no «Correio da Manhã», duas notícias desse matutino que a imagem anexada reproduz. Uma delas tem a ver com o colossal assalto que o governo que temos se prepara, proximamente, para fazer aos bolsos dos pensionistas da função pública. Que pode chegar até 10% daquilo que eles estão a receber em troca de várias décadas de trabalho e de sacrifícios. Trata-se, pois e quanto a mim, de uma maneira infame de resolver problemas de tesouraria. A partir de agora, mais ninguém poderá confiar num Estado que assinou acordos com os seus funcionários, arrecadou os descontos que estes verteram ao longo da sua vida activa para beneficiarem deles quando se aposentassem e veem, agora, os Passos Coelhos, Portas e outros que tais a esmifrarem somas significativas das suas magras pensões. Ora se isto não é um esbulho (perdoai o eufemismo), é muito parecido. A outra notícia que me revoltou foi ler, na capa do «CM», que «o Estado assume dívida de 3,4 milhões do Boavista». Então que regabofe vem a ser este ? Num país onde não há dinheiro para a educação e para a cultura, onde não há dinheiro para a saúde, onde não há dinheiro para outras coisas de primordial interesse público, há sempre massa para pagar as estravagâncias dos clubes de futebol ? Isto, a ser verdade, é realmente o fim da macacada !!! E a prova provada de que esta gente que nos (des)governa não presta, não serve o país.

Sem comentários: