segunda-feira, 27 de junho de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (55)


«COMBOIO PARA LESTE»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Action in the North Atlantic»
Origem : E. U. A.
Género : Guerra
Realização : Lloyd Bacon
Ano de estreia : 1943
Guião : John Howard Lawson
Fotografia (p/b) : Tony Gaudio
Música : Adolph Deutsch
Montagem : George Amy e Thomas Pratt
Produção : Jerry Wald
Distribuição : Warner Bros.
Duração : 127 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Humphrey Bogart …………………………………………… tenente Joe Rossi
Raymond Massey …………………………………………….. capitão Steve Jarvis
Alan Hale ………………………………………………………….. ‘Boats’ O’Hara
Julie Bishop …………………………………..…………………. Pearl O’Neil
Sam Levene ………………………………………………..……. Abel ‘Chips’ Abrams
Dane Clark ……………………………………………..………… Johnny Pulaski
Peter Whitney ………………………………………………… Whitey Lara
Ruth Gordon …………………………………………..………… Sarah Jarvis
Dick Hogan ……………………………………………….……… cadete Robert Parker
Íris Adrian …………………….……………………………….. Jenny O’Hara

SINOPSE
No Atlântico norte, durante a Segunda Guerra Mundial. A tripulação sobrevivente de um petroleiro americano afundado por um submarino alemão regressa aos Estados Unidos, onde aguarda novo embarque. Dela faz parte o 1º oficial Joe Rossi, que aproveita a oportunidade dessa folga para contrair casamento com uma cançonetista. De novo mobilizados, esses marinheiros vão integrar a equipagem do «Seawitch», um novo cargueiro da classe ‘Liberty’, que carrega armamento pesado destinado a Murmansk, na Rússia. A travessia do oceano é feita em comboio, protegido por navios de guerra das nações aliadas. Apesar dessa escolta, o comboio é atacado pelos temíveis submersíveis germânicos, que afundaram vários mercantes. O «Seawitch» desgarra-se do comboio e vê-se constrangido a retomar a sua rota sem a mínima protecção; a não ser a das armas de autodefesa que leva a bordo. Perseguido encarniçadamente por um ‘U-boot’ e por aviões nazis, o navio norte-americano consegue chegar a bom porto, mercê do saber, da abnegação e do sacrifício dos seus oficiais e marinheiros. Em Murmansk, navio e tripulação são recebidos entusiasticamente pela população russa, cuja sobrevivência depende, em parte, dos mercantes em proveniência do Ocidente e da valentia de homens dos comboios do Atlântico norte : como o veterano capitão Steve Jarvis, gravemente ferido pelo inimigo, ou como o jovem cadete Robert Parker, morto em combate, ou ainda como o imediato Joe Rossi, que, apesar de todas as contrariedades de tão aventurosa travessia, conseguiu manter o espírito de coesão da tripulação e levá-la a atingir o seu objectivo.

O MEU COMENTÁRIO
Quero referir, antes de mais, que não tenho a certeza de ser este o título de exploração comercial da película no nosso país. E acrescentar, mesmo, que nem sequer sei se esta fita de Lloyd Bacon alguma vez chegou a estrear nas salas portuguesas. As fontes de informação de que disponho são escassas e imprecisas nesse ponto. É, pois, possível que o título em língua portuguesa («Comboio para Leste) seja exclusivo do Brasil.
Isto dito, tenho «Action in the North Atlantic» por um excelente filme de guerra, com realização esmerada de um dos bons artesãos da Hollywood do tempo. A fita contém sequências de guerra naval bem feitas e ‘cuts’ provenientes de documentários do tempo, que ainda dão mais credibilidade ao que se vê. Trata-se, finalmente, de uma daquelas películas destinadas a galvanizar o espírito dos não-combatentes, que, na retaguarda, eram constantemente solicitados a contribuir para o esforço colectivo da guerra contra o nazismo e a rever-se no espírito de sacrifício e na glória dos combatentes. Por outro lado, «Comboio para Leste» pretendia aproximar a opinião pública norte-americana do novo (e agora indispensável ) aliado dos E.U.A., que era a Rússia soviética. Nesse aspecto, a fita de Bacon apresenta-se como uma obra curiosa, rara e pouco duradoura, já que, com a derrota de Hitler, a U.R.S.S. voltou ao seu antigo estatuto de ‘inimigo de estimação’ do governo de Washington. A tal ponto que, uma década mais tarde, a histeria anticomunista descambou no movimento MacCarthysta de triste memória.
Antes de terminar estas linhas, acho justo realçar o trabalho, correcto, dos dois principais actores do elenco –Humphrey Bogart e Raymond Massey- mas também o dos secundários.
Aqui há tempos, lancei neste blogue um ‘procura-se’ sobre este filme. Depois disso, não tardei a encontrá-lo em Espanha, país onde a respectiva cópia DVD foi lançada comercialmente com o título «Acción en el Atlántico Norte».

(M.M.S.)


Outro cartaz norte-americano

Suporte publicitário do filme, supostamente de origem argentina


Cartaz japonês


Tripulação em alerta a bordo do cargueiro «Seawitch»


Outro sugestivo cartaz original da película de Lloyd Bacon


A aviação alemã provocou mortos e feridos a bordo do «Seawitch», entre os quais figura o capitão Steve Jarvis (Raymond Massey). O comando passa a ser da responsabilidade do tenente Joe Rossi, imediato do navio


Humphrey Bogart é a vedeta do filme e ocupa o espaço de honra deste cartaz

Sem comentários: