quinta-feira, 23 de junho de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (53)


«SOZINHO CONTRA A CIDADE»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Man Whit the Gun»
Origem : E. U. A.
Género : Western
Realização : Richard Wilson
Ano de estreia : 1955
Guião : N. B. Stone e Richard Wilson
Fotografia (p/b) : Lee Garmes
Música : Alex North
Montagem : Gene Milford
Produção : Samuel Goldwyn Jr.
Distribuição : United Artists
Duração : 83 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Robert Mitchum ……………………………….. Clint Tollinger
Jan Sterling ………………………………………. Nelly Bain
Karen Sharpe ……………………………………. Stella Atkins
Henry Hull …………………………………………. xerife Sims
Emile Meyer ………………………………………. Saul Atkins
John Lupton ………………………………………. Jeff Castle
Barbara Lawrence …………………………… Ann Wakefield
Ted de Corsia ……………………………………. Rex Stand
Leo Gordon ............................................ Ed Pinchot
Angie Dickinson ………………………………… Kitty

SINOPSE
Sheridan é uma cidadezinha do Oeste dominada economicamente por um poderoso rancheiro e o local onde os seus cowboys fazem impunemente o que querem. Inclusivamente matar ou molestar todos aqueles que contestam a autoridade do seu patrão, o rico Dade Holman.
Fartos da insegurança que reina em Sheridan, os notáveis da terra contratam um famoso pistoleiro de passagem –Clint Tollinger- para que este restabeleça a lei e a ordem na cidade. Apoiado por alguns populares mais corajosos, o mercenário proíbe o porte de armas de fogo na localidade e começa por abater, impiedosamente, alguns prevaricadores. Todos eles empregados de Holman.
Entretanto, Tollinger é informado pela sua ex-mulher (Nelly, que dirige o bordel de Sheridan) da morte da sua filha única. Essa infausta notícia mortifica-o a tal ponto, que o pistoleiro decide abandonar a cidade. Não sem que, todavia, termine a tarefa que lhe fora confiada pelos ‘homens bons’ do lugar. No auge da sua luta contra o potentado local, o justiceiro contratado abate a tiro mais alguns dos seus homens de mão e deita fogo ao «Palace», o ‘saloon’ onde as raparigas de Nelly exercem a sua pecaminosa actividade.
Desesperado, Holman planeia uma armadilha contra o seu perigoso adversário; que falha no momento crucial, graças à oportuna intervenção de Nelly. Depois da morte do poderoso e pérfido rancheiro e dos seus derradeiros apaniguados, Clint Tollinger e a sua antiga esposa (agora reconciliados) preparam-se para abandonar uma Sheridan pacificada. Para grande alívio da população da terra…

O MEU COMENTÁRIO
«Sozinho Contra a Cidade» foi o primeiro filme realizado por Richard Wilson, um homem proveniente da rádio, onde chegara a trabalhar com Orson Welles. Refiro, por outro lado, que Wilson foi igualmente co-autor do guião desta excelente película, que, curiosamente, se situa na fronteira do filme de aventuras westernianas e do cinema ‘noir’.
Ainda a propósito de estreias, faço notar que esta obra foi, também, a primeira película produzida por Samuel Goldwyn Jr, filho de um dos famosos fundadores da M.G.M., e a primeira fita de Angie Dickinson, se exceptuarmos, todavia, um filme de Jack Donohue datado de 1954, no qual a futura ‘star’ fez uma fugaz e quase anónima aparição.
A protagonização da figura do justiceiro-mercenário Clint Tollinger, foi, do mesmo modo, um dos primeiros trabalhos de Robert Mitchum enquanto actor independente, depois de ele se ter desvinculado da R.K.O. Rádio –a companhia de Howard Hughes- onde estivera sob contrato até 1944. Cronologicamente, na filmografia de Mitchum, «Sozinho Contra a Cidade» surge logo a seguir àquele que foi, incontestavelmente, o seu melhor filme : «A Sombra do Caçador», realizado nesse mesmo ano de 1955 por Charles Laughton.
A figura central desta fita é um ser algo desenganado e cansado, no qual certos críticos cinematográficos julgaram ver um arauto anunciador do fim (mais ou menos iminente) do western clássico. Para muitos desses especialista, «Sozinho Contra a Cidade» é, pois, uma das últimas obras-primas do género e Richard Wilson tornou-se uma espécie de «testemunha lúcida, criativa e um tanto ou quanto profética» (dixit Jacques Lourcelles) da morte do western e do seu próprio sistema de produção.
Lembro, para finalizar estas linhas, que Richard Wilson realizou, em 1964, uma outra fita ambientada no Oeste americano do século XIX intitulada «Convite a um Pistoleiro», que também ela se distinguiu pela originalidade e força do seu argumento.

(M.M.S.)


Cartaz francês


O temível pistoleiro Clint Tollinger (Mitchum) aceita a oferta dos notáveis de Sheridan City para a 'limpar', por todos os meios ao seu alcance, dos fautores de violência


Cartaz utlilizado em Espanha para a promoção de «Sozinho Contra a Cidade»


O actor Robert Mitchum, que aqui representa o papel de um justiceiro mercenário, contracena com Jan Sterling; que, nesta fita, protagoniza a figura de Nelly Bain, sua ex-mulher


Capa do DVD editado em França


A popular revista «Cine Star Aventures» publicou a novelização da película em França


Capa da edição VHS nos países de língua inglesa


Capa do DVD comercializado em Espanha

Sem comentários: