domingo, 26 de junho de 2011

IMORTAL FRIDA KAHLO


Disse Frida Kahlo (1907-1954) : «Pinto-me a mim própria porque estou sozinha e porque sou o tema que eu melhor conheço»


Estas melancias foram pintadas por Frida Kahlo, um dos grandes nomes da arte pictural mexicana. A artista -que foi esposa de Diego Rivera- deu a este seu trabalho o título de «Viva la Vida»


Este é um dos inúmeros auto-retratos de Frida


«Natureza morta com papagaio»


Outro auto-retrato da artista. A pintora, que era deficiente profunda, escreveu sob a sua imagem algumas notas biográficas : «Aqui me pinté yo, Frida Kahlo, con la imágen del espejo. Tengo 37 años y es el mes de Julio de mil novecientos cuarenta y siete. En Coyoaçán, México, lugar donde nací»

Saturada pelo sacrifício quotidiano imposto pela sua deficiência (provocada por uma queda de um autocarro em andamento) e por desilusões de natureza sentimental, Frida Kahlo escreveu no seu diário, pouco tempo antes de morrer : «Espero alegre la salida y espero no volver jamás»

Sem comentários: