sexta-feira, 25 de setembro de 2009

«MATRIMÓNIO À ITALIANA»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Matrimonio all’Italiana»
Origem : Itália
Género : Comédia
Realização : Vittorio de Sica
Ano de estreia : 1964
Guião : Leo Benvenutti, Renato Castellani, Tonino Guerra...
Fotografia (c) : Roberto Gerardi
Música : Armando Trovaioli
Montagem : Adriana Novelli
Produção : Carlo Ponti
Distribuição : C.C. Champion/Les Films Concordia
Duração : 104 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Sofia Loren ......................Filumena Marturano
Marcello Mastroianni ......Domenico Soriano
Aldo Puglisi......................Alfredo
Tecla Scarano....................Rosalia
Vito Morriconi...................Ricardo
Generoso Cortini................Michele
Marilù Tolo........................Diana
Gianni Ridolfi....................Umberto
Pia Lindstrom.....................a caixeira
Vincenza di Capua.............Matilde

SINOPSE
Filumena Marturano -uma antiga prostituta- foi, simultaneamente e durante vários anos, a fogosa amante e dedicada serva de Domenico Soriano, um abastado comerciante de Nápoles.
Mas, Soriano pretende agora desposar uma sua empregada. Uma mulher bela, jovem e com um passado impoluto. Perante a imperdoável traição do seu companheiro de sempre, Filumena simula uma doença súbita, que, na opinião do clínico chamado à sua cabeceira, lhe provocará a morte num curtíssimo espaço de tempo.
Invocando razões de natureza religiosa, Filumena apela à compaixão de Domenico, implorando-lhe que case com ela para que, assim, a moribunda não tenha que apresentar-se diante do Criador em estado de pecado mortal. Perante as súplicas da sua infeliz companheira e na perspectiva de enviuvar quase imediatamente, Domenico Soriano cede ao pedido; manda chamar um padre e contrai casamento com a mulher que ele próprio havia resgatado de um bordel da cidade.
Mas, logo após a cerimónia matrimonial e tal como havia magicado, Filumena recupera imediatamente a saúde e a vitalidade e, por vingança, revela ao infiel companheiro alguns dos segredos que guardara no mais íntimo do seu ser; nomeadamente o de ser mãe de três rapazes, sendo que um deles é filho do egocêntrico Soriano.
Furioso, Domenico expulsa Filumena de casa e da sua vida e recorre aos tribunais para anular o casamento. Mas, pouco tempo depois, ele trava conhecimento com os filhos de Filumena e o seu instinto paterno e também o amor que ele ainda sente por aquela que foi verdadeiramente a mulher da sua vida vão sobrepor-se aos seus mesquinhos preconceitos de burguês e acabam por provocar uma nova aproximação da sua ex-amante e efémera esposa...

O MEU COMENTÁRIO
Inspirada na famosa peça de teatro «Filumena Marturano», da autoria de Eduardo de Filippo, esta fita apresenta-se como uma das obras de maior sucesso de Vittorio de Sica. Realizador que, como é sabido, já nos havia oferecido êxitos da envergadura de «Sciuscià», «O Ladrão de Bicicletas», «Milagre em Milão», «Umberto D» ou «As Duas Mulheres».
Ambientada em Nápoles (cidade onde quer a tradição fílmica italiana que passeiem de mãos dadas a tragédia e a facécia), esta comédia alcançou um enorme sucesso internacional, nomeadamente nos Estados Unidos, país onde «Matrimonio à Italiana» logrou obter duas nomeações para o Óscar do Melhor Filme Estrangeiro, além de ter arrecadado um Goden Globe na mesma categoria. Um aplauso franco e unânime premiou, também, o trabalho de Sofia Loren (no papel da petulante Filumena) e de Marcello Mastroianni, actores que, nesta película, se entregaram profissionalmente a fundo, prendando-nos com interpretações verdadeiramente inesquecíveis.
Vittorio de Sica cometeu, quanto a ele, a façanha de nos contar em pouco mais de uma hora e meia uma história que se prolonga pelos primeiros 20 anos do pós-guerra italiano. E isso, graças a uma narração habilidosamente concisa dos amores e desamores de Filumena e de Domenico.

Sem comentários: