sexta-feira, 9 de março de 2018

A ESSÈNCIA DOS NOSSOS POETAS


TATEIO

Tateio. A fronte. O braço. O ombro.
O fundo sortilégio da omoplata.
Matéria-menina a tua fronte e eu
Madurez, ausência nos teus claros
Guardados.

Ai, ai de mim. Enquanto caminhas
Em lúcida altivez, eu já sou o passado.
Esta fronte que é minha, prodigiosa
De núpcias e caminho
É tão diversa da tua fronte descuidada.

Tateio. E a um só tempo vivo
E vou morrendo. Entre terra e água
Meu existir anfíbio. Passeia
Sobre mim, amor, e colhe o que me resta:
Noturno girassol. Rama secreta.

** Hilda HHilst (1930-2004), poetisa e prosadora brasileira natural da cidade de Jaú, no interior do estado de São Paulo. É considerada um dos grandes nomes da literatura brasileira do século passado. Deixou-nos livros de poemas e outra obra escrita **

Sem comentários: