sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

FRUTOS ULTRABRILHANTES

Toda a gente já reparou que, nos supermercados (mas não só), os frutos que actualmente compramos apresentam, muitas vezes, um extraordinário e suspeito brilho. Daí a que se tivesse receado que os ditos frutos (maçãs, pêras, citrinos, etc.) fossem tratados quimicamente após colheita. Perante o desconforto de muitas pessoas, a DECO (organização de defesa do consumidor) veio agora desfazer dúvidas, informando que a substância que dá o tal estranho brilho aos frutos é, simplesmente, cera de abelha. Um produto natural inofensivo e um aditivo alimentar devidamente autorizado pelas União Europeia. Haverá, no entanto, indivíduos que possam fazer uma alergia ao produto em questão; nesse caso, não se deve hesitar : descasquem-se os frutos antes de os consumir. Eu confesso que o tal brilho não me incomoda, mas que quando quero botar uma casquinha de limão no meu vermute, prefiro que a dita provenha de um limão colhido no meu quintal; porque estou seguro de que a casca não leva a tal cera e que os meus citrinos não recebem qualquer tratamento feito com produtos não-biológicos.

Sem comentários: