sábado, 23 de julho de 2016

MAR E VENTO

O «Sea Cloud», construído num estaleiro da Alemanha e que navega desde 1931, é um dos mais belos veleiros que, actualmente, sulcam mares e oceanos. Depois de ter sido iate privado de milionários e de um ditador sul-americano, navio guarda-costas da armada dos Estados Unidos e escola de alunos marinheiros, esta belíssima barca de 4 mastros foi convertida em unidade de cruzeiros de luxo. Recebendo, agora, a bordo, em camarins de sonho, gente endinheirada; que não hesita gastar numa semana de férias uma soma equivalente a 2 ou 3 anos de salários mínimos nacionais. Coisas da vida : uns matam-se a trabalhar, recebendo em troca do seu árduo e produtivo labor meia tigela de mel coado; outros não vergam minimamente a mola, mas usufruem de condições de vida incompatíveis com as riquezas que acumularam sem nada ter produzido. Estou a lembrar-me que um político mafioso da nossa praça, que acumulou milhões com o tráfico de influência e com outras 'habilidades' que a imprensa revelou e que todos nós conhecemos, não hesitaria em chamar-me invejoso. Assim como uns banqueiros manhosos, que roubaram muitos milhares de milhões dos próprios bancos, 'desvios' que nós, Portugueses, continuaremos a pagar até ao fim das nossas vidas. Já estou como o outro, chamem-me invejoso, chamem-me tudo o que quiserem, mas ladrão e calão é que não !...

Sem comentários: