quarta-feira, 29 de julho de 2015

OS DERRADEIROS COMBATES DOS MESSERSCHMITT Bf-110

Na fase final da Segunda Guerra Mundial, o caça bimotor alemão Messerschmitt Bf-110 já era um avião obsoleto, incapaz de rivalizar com as aeronaves aliadas do seu tipo e, também, naturalmente, com os aparelhos que, nesse tempo, a indústria bélica tudesca fornecia à 'Luftwaffe'. Ainda assim, alguns desses aparelhos foram modernizados e equipados com sofisticados radares, para que Hitler e os seus apaniguados pudessem adiar o dia da derrota completa e definitiva do regime mais odioso que a Europa e o mundo alguma vez conheceram. Esses aviões Bf-110 modificados foram canalizados para unidades especializados na caça nocturna e chegaram a causar, à aviação de bombardeio aliada (britânica e norte-americana), perdas consequentes. Adoptando tácticas inovadoras e armamento especialmente concebido para abater os gigantescos B-17, B-24 e Lancasters -as armas voadoras mais pesadas e poderosas do arsenal inimigo- os antiquados bimotores Messerchmitts marcaram pontos nessa guerra das trevas, onde a luz surgia, esporadicamente, propagada pelas rajadas de balas tracejantes e pelas chamas dos aviões atingidos e, nessas circunstâncias, destinados a uma perda inexorável. Mas esses sucessos das asas alemãs, mais não foram que o canto do cisne de uma 'Luftwaffe' irremediavelmente vencida pelo poderio da aliança anti-hitleriana.



Nestas duas últimas imagens podem ver-se, nitidamente, as antenas dos radares 'Liechtenstein' (detectores de longo alcance fabricados pela firma Telefunken) que equiparam essas excelentes plataformas de fogo que foram, com efeito, os Bf-110 'nocturnos'.

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