sexta-feira, 8 de maio de 2015

SUPER SABRES

Estes impressionantes caças-bombardeiros da USAF são do tipo F-100 D. Foram (com os modelos que os precederam) os primeiros aviões de série da aviação militar norte-americana (mas não só) a alcançar velocidades supersónicas em voo horizontal. Destinados a substituir os famosos F-86 'Sabre' (que também passaram pela nossa Força Aérea), os 'Super Sabres' eram já aviões de uma outra geração, muito mais evoluídos tecnicamente. Das fábricas North American (que os conceberam e produziram) saíram 2 294 exemplares de quatro versões de base diferentes; que, para além de equiparem a USAF, foram fornecidos a vários países aliados dos Estados Unidos. Tais como a França, a Turquia, a Dinamarca, a China Nacionalista (agora Taiwan) e o Vietnam do Sul. O primeiro protótipo do F-100 voou no dia 25 de Maio de 1953. Em grande segredo, visto ser este avião uma arma sofisticada e de se estarem a viver os anos mais agudos da chamada Guerra Fria. Em 20 de Agosto de 1955, um F-100 C voou a 1 322 km/hora, estabelecendo, com essa marca, um record mundial de velocidade. O primeiro aparelho de série só voaria  no início do ano de 1956. Depois de uma carreira operacional normal e como é habitual nos Estados Unidos, os últimos 'Super Sabre' da sua aviação militar serviram para instrução de pilotos e/ou foram parar às unidades aéreas da 'National Guard'. A carga de guerra dos caças-bombardeiros deste tipo (D) era constituída por 4 canhões de 20 mm e por 3 400 kg de bombas.

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