sábado, 2 de maio de 2015

A EQUIPA DA FÁBRICA

Quem se lembra ainda desta equipa do Grupo Desportivo da CUF, que, então, evoluía na 1ª Divisão Nacional e disputava os jogos caseiros no Campo (pelado) de Santa Bárbara, no Barreiro ? -Eu lembro-me dela, apesar de, ao tempo (já lá vão 60 anos...), eu ser um garotinho de 10 primaveras, que se preparava para fazer o exame da 4ª classe de instrução primária. Na Escola do Conde de Ferreira, ali para as bandas da igreja de Santa Cruz. Eu e um grupo de cachopos da minha geração, proveniente da Escola da Verderena (situada no outro extremo da vila-operária) e preparado pelo nosso saudoso professor Pinho. É incrível como o tempo voou e, quase num instante, nos fez velhos... Presumo que os atletas retratados nesta separata de «O Mundo de Aventuras» (popular revista de banda desenhada dessa época), já tenham desaparecido quase todos. Se houver ainda sobreviventes, terão uma idade avançada, de 85 anos para cima. Apontamento : O Grupo Desportivo da CUF -agremiação fundada em 27 de Janeiro de 1937- esteve 22 anos consecutivos entre a elite do futebol português. O herdeiro deste prestigioso emblema é o Grupo Desportivo Fabril (do Barreiro), no seio do qual se praticam, hoje, uma boa dezena de modalidades desportivas. No que ao futebol diz respeito, este clube evolui agora no Campeonato Nacional de Seniores (série G), que se disputa (entre equipas regionais) sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol.

Sem comentários: