sábado, 2 de maio de 2015

GENTE DO CINEMA E... FARDAS

Acho que as figuras aqui retratadas são de tal modo conhecidas, que é quase um insulto feito aos visitantes deste blogue, se eu lhes perguntar quem são.

Mas, para os mais jovens, sempre direi que a primeira das fotografias anexadas pertence ao inesquecível actor António Silva (1886-1971), o homem que fez rir Portugal inteiro, graças a películas tão divertidas como «O Pátio das Cantigas», «O Leão da Estrela», «O Costa do Castelo» e muitas outras que marcaram os Anos de Ouro do cinema nacional. Vemo-lo aqui envergando a farda de comandante dos Bombeiros da Ajuda, cargo que ele desempenhou, com grande empenho e dignidade, durante muitos anos. Parece que era corrente António Silva ser chamado pelos bombeiros quando actuava em palco. E que ele levava tão a sério a acção humanitária que desempenhava, que pedia desculpa ao público pela interrupção do seu trabalho de comediante e ia juntar-se aos seus homens nos locais onde ocorriam incêndios e outras catástrofes.

A segunda personagem -que aqui enverga a farda de contra-almirante da armada dos Estados Unidos- é, nada mais, nada menos, do que o cineasta John Ford, o insigne realizador de «O Denunciante», «Cavalgada Heróica», «As Vinhas da Ira», «A Desaparecida», «O Homem Tranquilo», «O Vale Era Verde», «O Homem que Matou Liberty Valance» e de tantos outros êxitos do cinema universal. John Ford (1894-1973) foi mobilizado, durante a Segunda Guerra Mundial, pelos serviços de propaganda da 'US Navy', para colher imagens dos encarniçados combates travados no Pacífico contra os japoneses. Foi a bordo do seu navio, durante a batalha de Midway e na sequência de um ataque de 'kamikases', que ele perdeu o olho esquerdo.

A terceira e última fotografia pertence ao consagrado actor norte-americano James Stewart (1908-1997), o herói cinematográfico de tantas películas. Fitas que nos divertiram e/ou emocionaram durante grande parte das nossas vidas. Estou-me a lembrar, por exemplo» de «Peço a Palavra», «Do Céu Caiu uma Estrela», «Esporas de Aço», «O Homem que Veio de Longe», «A Mulher que Viveu Duas Vezes». O que muita gente não sabe, é que Stewart foi também um herói da vida real. Durante o segundo conflito generalizado, ele pertenceu (enquanto oficial-piloto) a uma esquadrilha de bombardeiros pesados (equipada com quadrimotores B-24 'Liberator') que cumpriu inúmeras e perigosas missões de guerra contra objectivos situados em território da Alemanha nazi. James Stewart recebeu, pela sua coragem, as mais altas condecorações do seu país e, algum tempo depois de ser desmobilizado, foi promovido ao posto de general da força aérea.

Sem comentários: