sábado, 23 de agosto de 2014

«O TITANIC» NO CINEMA

Antes do sucesso universal -alcançado em 1997- pelo sensacional filme de James Cameron sobre a tragédia do paquete inglês «Titanic» (com Leonardo di Caprio e Kate Winslet), esse amaldiçoado navio e o seu inesperado naufrágio já haviam servido de tema a várias películas. Estou-me a lembrar de duas delas, que eu vi pela primeira vez (na TV) há muitos anos e das quais possuo belíssimas cópias em DVD's de editor. A primeira dessas fitas é de origem norte-americana, foi realizada (em 1953) por Jean Negulesco, protagonizada por Clifton Webb e por Barbara Stanwyck e intitula-se «Titanic»; a segunda (a minha preferida) é de nacionalidade britânica, foi dirigida por Roy Ward Baker em 1958, teve Kenneth More no papel principal e o seu título é «A Tragédia do Titanic»» («A Night to Remember»). Por pura curiosidade, voltei a vê-las aqui há umas semanas atrás e, mais uma vez, fiquei impressionado com as credíveis reconstituições do naufrágio, que ocorreu a 15 de Abril de 1912. A perda daquele que foi o maior e mais moderno transatlântico do seu tempo e o sacrifício de 1517 vidas chocou o mundo inteiro. E isso, graças à imprensa do tempo, que num tempo recorde fez chegar a funesta notícia a todos os cantos da Terra, mesmo aos mais recônditos. Creio que os dois filmes a que aqui me refiro já têm videogramas editados no nosso país. Daí aconselhar o seu visionamento. Sobretudo do último, que constitui uma excelente amostra das produções Rank e do bom cinema britânico de meados do passado século.

Sem comentários: