domingo, 17 de julho de 2011

OS FILMES DA MINHA VIDA (57)



«OBJECTIVO BURMA»

FICHA TÉCNICA
Título original : «Objective, Burma !»
Origem : E. U. A.
Género : Guerra
Realização : Raoul Walsh
Ano de estreia : 1945
Guião : Lester Cole e Ranald MacDougall
Fotografia (p/b) : James Womg Howe
Música : Franz Waxman
Montagem : George Amy
Produção : Jerry Wald
Distribuição : Warner Bros.
Duração : 143 minutos

FICHA ARTÍSTICA
Errol Flynn ……………………………………………. capitão Nelson
William Prince ………………………………………. tenente Jacobs
James Brown ……………………………… ……….. sargento Treacy
George Tobias …………………………..………….. Gabby Gordon
Henry Hull ………………………………………..……. Mark Williams
Warner Anderson …………………… .………….. coronel Carter
John Alvin …………………………………………..…… Hogan
Stephen Richards ………………………………….. tenente Riff Barker
Dick Erdman ……………………………………………. Nebraska Hooper
Mark Stevens .……………………………………….. tenente Barker


SINOPSE
Em 1944, antes do assalto às ilhas do Pacífico, último reduto da resistência japonesa às investidas dos Aliados, um grupo de tropas paraquedistas norte-americanas vai executar –em plena selva birmane- um raide contra uma estação-radar nipónica. Essa unidade de soldados de elite é comandada pelo capitão Nelson, um jovem oficial cioso das suas responsabilidades e do cumprimento do dever. A operação é um sucesso e a instalação inimiga é destruída.
Mas o regresso à base revela-se muito mais difícil para os sobreviventes da aventura, já que os paraquedistas ianques são detectados pelos tropas nipónicas, que lhes cortam as voltas, impedindo o avião de pousar no ponto previamente combinado para a evacuação dos homens de Nelson.
A coluna (ou melhor o que resta dela, depois do massacre de parte dos seus elementos) é, assim, obrigada a sustentar sucessivos combates contra as aguerridas tropas japonesas e a jogar, com as ditas, um perigoso jogo do gato e do rato, num dos campos de batalha mais difíceis da 2ª Guerra Mundial. Até que, com um índice elevadíssimo de baixas, a força comandada pelo capitão Nelson é evacuada com a ajuda de um avião de transporte C-47 e regressa, finalmente, à sua base na retaguarda.

O MEU COMENTÁRIO
Rodado nos últimos meses do conflito, «Objectivo Burma» é unanimamente reconhecido como um dos mais importantes (e mais crus) filmes de guerra jamais realizados. E foi, também, um dos maiores sucessos de bilheteira do seu tempo. Salvo em Inglaterra, onde, apesar de ter chegado a estrear, foi retirado das salas até à sua ‘reprise’ em 1952. Isto, porque o patriotismo britânico se ofuscou, pelo facto da operação (verídica) que a película de Walsh evoca ter sido executada por tropas de Sua Majestade e não pelos paraquedistas norte-americanos; que, na realidade, desempenharam um papel secundário na reconquista da Birmânia e na expulsão dos súbditos de Hiro Hito desse longínquo país.
Isto dito, quero referir que «Objectivo Burma» é uma fita marcada por Raoul Walsh, que, apesar de alguns tempos fortes e excitantes -tais como, por exemplo, os combates na aldeia indígena, onde os paraquedistas descobrem os corpos selvaticamente mutilados dos seus companheiros de armas- lhe conferiu a sobriedade e o ritmo adequados. E ofereceu, ainda, a esta sua película «uma modernidade e uma actualidade que não será igualada» (dixit Jack Saada, in «Guide des Films»). Walsh inspirou-se nitidamente neste seu filme para realizar, em 1951, o ‘remake’ «As Aventuras do Capitão Wyatt», cuja acção ele transferiu para a Florida do século XIX, durante as guerras contra os índios Seminolas.
Ainda a propósito de «Objectivo Burma», é justo realçar o excelente trabalho desempenhado pelos autores reunidos à volta de Errol Flynn, que, ele próprio, esteve excelente no papel de capitão Nelson, um dos melhores da sua carreira.

(M.M.S.)


Um cartaz belga


Cartaz alemão

border="0" alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5631316373306295106" />

O capitão Nelson (Errol Flynn), das tropas paraquedistas norte-americanas, foi designado para comandar uma coluna militar, que deverá destruir uma estação-radar nipónica a operar em plena selva da Birmânia...


Programa (dito de mão) espanhol


Outro cartaz norte-americano

'Briefing' antes da partida para uma aventura militar de alto risco...


Cartaz francês


Cartaz italiano


A caminho do objectivo...


Outro cartaz belga


Capa de cassete vídeo VHS editada na Grã-Bretanha

Sem comentários: