segunda-feira, 2 de novembro de 2015

CUIDADO COM OS CUCOS

....... Em meados dos anos 70, desenhei para uma colectividade de emigrantes portugueses de França -à qual eu também pertenci- o emblema que deveria distinguir essa associação das demais. Curiosamente (e de maneira fortuita), encontrei, um destes dias, o dito emblema num banco de imagens da Internet. Mas com algumas alterações ao original. Com efeito, o pano da caravela latina que, simbolicamente, lhe servia de elemento principal, sobrepunha-se ao paralelo, que agora o corta. Sem dó, nem piedade. Por outro lado, a palavra 'improbus' (de uma das locuções latinas) não estava separada e situava-se (inteirinha) do mesmo lado da faixa amarela que contem as iniciais do nome da colectividade em questão. Não vou reagir, naturalmente. Porque, nesse caso, até me arriscaria a ser desmentido por algum habilidoso que (quem sabe ?), se atribuiria a paternidade da 'obra' e afirmaria que assim é que o emblema da A.C.L.P.A.R. sempre foi. Digo isto, porque, um dia, o director de um conhecido (mas já extinto) jornal da Margem Sul, do qual fui um colaborador de muitos anos, me avisou para o facto de eu não assinar as crónicas que escrevia. Dizia-me ele que, sem marca de origem, os textos pertenciam ao primeiro 'xico esperto' que lhes quiser botar o nome por baixo. O que até já me aconteceu por duas ou três vezes. Sempre com a agravante de, para camuflar a aleivosia, os pseudo-autores terem modificado (sempre para pior) aquilo que eu escrevi. Despretenciosamente, com a minha modesta prosa. É assim, este mundo em que vivemos. Está cheio de cucos e de outros passarões sem pinta de vergonha...

Sem comentários: