segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A HISTÓRIA EM BANDA DESENHADA

Penso, desde sempre, que a banda desenhada é o suporte de leitura ideal para interessar os mais jovens dos nossos compatriotas pela História de Portugal; disciplina que, curiosamente (e, para mim, incompreensivelmente), já não entusiasma os meninos e adolescentes do nosso país. O álbum, cuja leitura aqui sugiro aos mais novos, intitula-se «Portugueses na Grande Guerra»(*), é da autoria de Carlos Baptista Mendes e tem prefácio do general Loureiro dos Santos; que é, como todos sabem, um reconhecido especialista em questões militares. O tema deste álbum refere-se à participação lusa na 1ª Guerra Mundial e abre portas para -noutra faixa etária- leituras mais aprofundadas sobre tão interessante assunto. Confesso que o meu gosto pela História, em geral, começou (quando eu tinha os meus 12 anitos) com um álbum de BD editado no Chile e que contava -em magníficos quadros e em língua castelhana- a odisseia do navegador Fernão de Magalhães(**) à volta do mundo. Tal leitura foi um autêntico 'click', que despertou em mim uma infinda curiosidade e que me incitou, ao longo de toda a minha vida, a interessar-me pelas coisas do passado desta humanidade à qual todos nós pertencemos. E da qual não devemos ignorar as grandes etapas, mesmo as mais dramáticas, que a conduziram à civilização e ao progresso.


(*) Carlos Baptista Mendes, nascido em 1937, é um dos grandes nomes portugueses da BD. Colaborou com as mais prestigiosas publicações nacionais de histórias em quadradinhos. Especializou-se em biografias de portugueses ilustres e em temas da nossa História.

(**) Curiosamente, o primeiro álbum editado por Carlos Baptista Mendes também foi consagrado ao promotor da primeira viagem à volta do globo.



«Guimarães» é mais um dos álbuns BD da vasta obra de Carlos Baptista Mendes.

Sem comentários: