terça-feira, 23 de setembro de 2014

IDEIA ERRADA

Quando eu era pequenote usava correntemente (como muitas outras pessoas do meu tempo) a expressão 'roscofe patente' para designar um artigo de fraca qualidade e/ou de procedência duvidosa. Não sei quem me transmitiu essa ideia... Mas foi, certamente, alguém do meu círculo de familiares e amigos, a quem ouvi, repetidamente, esses termos. Hoje, sei que se tratava de uma ideia falsíssima, já que a tal 'roscofe patente' era uma expressão derivada de uma marca (registada) de relógios suíços de alta precisão. Relógios que ainda hoje existem e que são vendidos a preços incompatíveis com a bolsa de um reformado português. A não ser que o dito seja reformado da banca de negócios ou um jubilado da Assembleia da República. Com efeito, um relógio de pulso da marca Roscopf Patent -um dos mais caros do mundo- custa (ao que me disseram) para riba de 10 000/12 000 euros. O que é obra ! Por isso (e aqui fica a dica), quando ouvirem alguém referir-se à 'roscofe patente' não fiquem convencidos de que se trata de um subproduto 'made in China', vendido numa das suas numerosas e populares lojas pelo equivalente a 10 tostões.

Sem comentários: