terça-feira, 16 de setembro de 2014

«SERENATA À CHUVA» E OUTROS MUSICAIS...

Confesso que não sinto grande apetência por filmes do género musical. Devido, talvez, ao facto de eu ser, em relação à arte de Euterpe, um perfeito analfabeto. Mas sou um analfabeto que tem consciência do seu estado e pena de o ser. E que muito gostaria que aulas de música passassem a integrar o programa escolar obrigatório das nossas crianças. Para que não acabem todas como eu. Que sou nessa matéria, repito, um perfeito ignorante. Para voltar ao tema do cinema musical, quero dizer que há, no entanto, dois ou três filmes do género que eu adoro. Estou a lembrar-me, por exemplo, de «Amor sem Barreiras» («West Side Story»), que eu vi -com muita emoção- aquando da sua estreia em Portugal e do qual conservo (na minha DVDteca) uma magnífica cópia. Mais antigo e, porventura, menos atraente para as pessoas da minha geração, «Serenata à Chuva» («Singin' in the Rain») também exerce no cinéfilo que sou algum fascínio. Mais, talvez, pela sua coreografia do que pela música e canções, que datam dos anos 20 do século passado; embora esta bonita fita de Stanley Donen e de Gene Kelly tenha estreado em 1951. Mas, há outros títulos que, naturalmente, me deslumbraram. Como, por exemplo, «Amadeus», a obra-prima de Milos Forman (1984), filme do qual também possuo uma cópia impecável. Tudo isto para dizer que, mesmo o mais desalumiado dos amadores de cinema pode encontrar uma grande satisfação no visionamento de uma obra pertencente a um género fílmico, que, 'a priori', ele despreza. Muitas vezes por ignorância, como já confessei. Todo este palavreado para dizer, também, que já encomendei um DVD novo de «Serenata à Chuva», para substituir a velha cópia (gravada da TV há muitos anos) que figurava na minha colecção privada. Pelo preço de dois maços de tabaco (que eu não compro, porque felizmente nunca fumei), não vale a pena uma pessoa privar-se de tamanha maravilha.

Sem comentários: