segunda-feira, 28 de abril de 2014

PAÍS DE EXCESSOS

Portugal é o país do tudo ou nada. E isso ficou demonstrado ontem, sem margem para dúvidas. Durante todo o dia e toda a noite, os canais informativos do cabo/satélite -SIC Notícias, RTP Informação, TVI 24 e CMTV- só se interessaram por um jogo de bola disputado entre o F. C. Porto e o S. L. Benfica. Nada mais os motivou durante horas e horas de emissão. E eu acho que esta bebedeira de futebol  frisa o escândalo. -Que respeito há pelas pessoas que não ligam patavina ao chamado desporto-rei e que também pagam (como toda a gente) esses canais de televisão ? -Não merecem o respeito de ninguém ? O que se pede aos senhores programadores é (tão somente e apenas) um pouco de bom senso; porque já não andamos longe da paranóia. Bolas ! Isto assemelha-se muito a uma campanha de embrutecimento de massas, a uma campanha de alienação generalizada. Esta subordinação exclusiva ao futebol (espectáculo que eu até aprecio) é indigno de um povo com miolos. E de uma televisão responsável. Eu estou farto de debates e mais debates, onde adeptos dos grandes clubes se atiram uns aos outros por causa de um penalty que talvez  não tenha sido, de um hipotético fora-de-jogo e de uma bola que terá ou não ultrapassdo o risco de baliza. Que espectáculo degradante, o oferecido por canais que, a meu ver, também deveriam preocupar-se com a promoção da cultura. Que o nosso povo não tem, muito por causa das televisões que por cá operam. E que, francamente, são do pior que eu tenho visto. Ontem morreu Vasco Graça Moura -grande nome das letras portuguesas do século XX e de início desta centúria- mas o poeta só teve direito, enquanto durou o farrabodó futebolístico, a umas linhas apressadamente inseridas em roda-pé. Mas que tristeza...

Sem comentários: