terça-feira, 1 de abril de 2014

«LA TEMPESTA», UM FILME DE AVENTURAS DE ALBERTO LATTUADA (1958)»

Aqui há dias deparei-me com este cartaz francês de um filme (de coprodução franco-italo-jugoslava) que eu vi -há muitos, muitos anos- num dos cinema do Barreiro. Localidade que, nos tempos da minha juventude, tinha 3 salas a funcionar em cheio (o Cinema Ginásio, o Teatro Cine e o Cine-Teatro República) e às quais se juntavam mais 2 esplanadas (a do Luso e a dos Galitos da Telha) na época estival. «A Tempestade» era um daqueles filmes de aventuras exóticas (a acção decorria no século XIX, nas imensidões da agitada Rússia czarista), que entusiasmava a rapaziada da minha idade. Que tinha no cinema de carácter popular (além dos jogos de futebol) um dos raros escapes de uma vida cinzenta e sem grandes perspectivas de mudança. Apesar da sua matriz puramente recreativa, esta fita foi, na realidade, inspirada na obra «A Filha do Capitão», da autoria, não do jornalista José Rodrigues dos Santos (que também escolheu este título para um dos seus livros), mas do ilustre bardo e prosador Alexandre Puchkine. Cuja vida, mais ou menos agitada, o conduziu a um duelo, do qual o «Príncipe dos Poetas Russos» sairia mortalmente ferido. Tal como poderia ter acontecido a algumas figuras dos seus romances e novelas. Apesar das fitas deste género não passarem de películas sem grandes ambições, rejeitadas sobranceiramente pela nossa 'inteligentzia', eu confesso que tenho saudades deste cinema. E que gostaria de ver estes filmes exibidos nos nossos canais de televisão e/ou editados em DVD's. Duvido é que obras como esta interessem os programadores da TV e os vendedores de videogramas; que, muito provavelmente, até desconhecem a sua existência, assim como o prazer (genuíno) que ofereceram às pessoas da minha geração. E isso é pena !...

Sem comentários: