sábado, 26 de maio de 2012

OS FILMES DA MINHA VIDA (108)

«AS ASAS DO GAVIÃO»




FICHA TÉCNICA

Título original : «Wings of the Hawk»

Origem : E. U. A.

Género : Aventuras

Realização : Budd Boetticher

Ano de estreia : 1953

Guião : James E. Moser

Fotografia (c) : Clifford Stine

Música : Frank Skinner

Montagem : Russell Schoengarth

Produção : Aaron Rosenberg

Distribuição : Universal International

Duração : 81 minutos



FICHA ARTÍSTICA

Van Heflin …………………………………………… Irish Gallagher

Julia Adams ……………………………………….. Raquel Noriega

Abbe Lane …………………………………………… Elena

George Dolenz ……………………………………. coronel Ruiz

Noah Beery …………………………………………. Orozco

Antonio Moreno ………………………………….. padre Perez

Pedro Gonzalez Gonzalez ………………….. Tomas

Rodolfo Acosta ……………………………………. Arturo

Paul Fierro ……………………………………………. Carlos

Mário Siletti ………………………………………… Marco

Rico Alaniz ……………………………………………. capitão Gomez

Ricardo Alba …………………………………………. Ramon



SINOPSE

Estamos no norte do México em 1911, em plena revolução contra o governo central. O coronel Ruiz –governador militar da região- apodera-se de uma mina de ouro descoberta e explorada pelo engenheiro e geólogo Irish Gallagher. Este consegue escapar com vida da armadilha preparada pelo militar que o despojou da sua propriedade e junta-se (involuntariamente) a um grupo de guerrilheiros que combatem a tirania do poder estabelecido.

Pelos lindos olhos de Raquel Noriega, que faz parte da guerrilha e quer vingar a morte de seus pais, assassinados por Ruiz, o irlando-americano Gallagher envolve-se com os insurrectos, que ele vai ajudar a comprar armas de contrabando nos Estados Unidos; armas que vão tornar-se decisivas na luta vitoriosa que os ‘peones’ travam pela sua própria liberdade.

Depois do terrível combate final, que se salda com a morte do coronel Ruiz e com a derrota total dos seus subordinados, Gallagher pode consagrar-se à conquista do coração de Raquel, que parece corresponder ao seu amor…



O MEU COMENTÁRIO

Este filmezinho de Budd Boetticher foi rodado (não no México, mas em Corriganville e em Burro Flats, na Califórnia) segundo o processo 3D, muito em voga na Hollywood de meados do passado século. «As Asas do Gavião», apesar de se ver sem desprazer, está longe, muito longe, de ser uma das boas películas dirigidas –nos anos 50 do passado século- por Boetticher; que era um profundo conhecedor da História e da cultura do México, país onde ele viveu alguns anos.

Confesso que, durante muitos anos, esperei poder ver esta fita e que -depois de a ter videovisualizado (passe o palavrão) aqui há uns dias- fiquei um tanto ou quanto decepcionado. Porque, como já acima referi, não encontrei nele nem a grande qualidade, nem o charme de películas como «Emboscada Fatal» ou «Sete Homens para Matar», westerns que contam entre os melhores filmes realizados por Boetticher e que fazem parte dos meus filmes de referência.

O DVD desta obra menor do seu director foi agora editado na Europa, mais precisamente em França, pela firma Sidonis-Calysta; editora que tem publicado o essencial da obra de Boetticher. O DVD em questão oferece a versão original e legendagem em língua francesa, para além de interessantes extras, que, neste caso, incluem um comentário de Patrick Brion e o documentário «Les Années Arruza», com duração de 52 minutos.

(M.M.S.)

Outro belo cartaz norte-americano de «As Asas do Gavião»
O coronel Ruiz (George Dolens, à direita) vai propor a Irish Gallagher (Van Heflin) um negócio inaceitável
Há muito esperado pelos admiradores da obra de Budd Boetticher, o filme «As Asas do Gavião» foi agora editado em DVD em França
Depois de despojado da sua mina de ouro, Gallagher (Heflin) vai pactuar com os inimigos do seu inimigo : o poderoso e odiado coronel Ruiz
Capa de uma das primeiras cassetes VHS (editada nos 'states') com cópia desta fita
Irish Gallagher (Van Heflin) aplica um penso no ferimento (feito por bala) da bela Raquel Noriega (Julia Adams)
Afrontando com coragem o inimigo comum, Irish e Raquel vão aprender a conhecer-se, a estimar-se, a amar-se...
Raquel Noriega (Julia Adams) é uma corajosa guerrilheira com contas a ajustar com o infâme coronel Ruiz; que lhe matou os pais e tomou a sua irmã como amante
Julia Adams numa sugestiva cena do filme «As Asas do Gavião»
Budd Boetticher foi um emérito realizador de fitas de série B. Algumas delas, sobretudo westerns de grande qualidade, tornaram-se clássicos do cinema americano

Sem comentários: