quarta-feira, 18 de agosto de 2010

UM NAVIO, MUITOS PORTOS...


O cruzador antiaéreo «Colbert» -da armada francesa- entrando (a reboque) no porto do Havre, na Alta Normandia. Este imponente navio de guerra, com 181 m de comprimento por 20 m de boca e com um deslocamento superior a 10 600 toneladas, foi lançado à água no dia 24 de Março de 1956 pelos estaleiros navais de Brest (Bretanha)


O mesmo navio franqueando a entrada do porto militar de Tarento (Apúlia), no sul de Itália. Repare-se nos muitos reparos de artilharia antiaérea concentrados à vante do cruzador; O «Colbert» estava, então, baseado em Toulon e pertencia à frota do Mediterrâneo


E aqui atracado a um cais do porto de Bordéus, onde, durante 14 anos, já desactivado, esteve aberto ao público enquanto navio-museu. Por essa altura, o essencial da artilharia antiaérea do «Colbert» já fora substituído por rampas de lançamemto de mísseis. Hoje o «Colbert» encontra-se fundeado na ria de Landévennec (perto da base militar de Brest), onde aguarda o seu desmantelamento. Em 1964, este navio transportou De Gaulle numa visita oficial ao Canadá. Visita interrompida por um grave incidente diplomático, consequência da frase pronunciada pelo general numa das varandas da câmara municipal da cidade de Montreal : «Viva o Quebeque livre !»

Sem comentários: