sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

DE INGLATERRA ATÉ À AUSTRÁLIA

Esta magnífica galera de três mastros pertenceu à companhia londrina R.& H. Green's Blackwall Line e hasteou (obviamente) bandeira da marinha mercante britânica. Usou, sucessivamente, os nomes de «Melbourne» e de «Macquarie»(*). Com casco de aço e capaz de receber uns 1 975 tonéis de carga útil, este navio esteve em actividade no período de transição do século XX para a centúria seguinte. Especializou-se no comércio com a Austrália, transportando produtos europeus (essencialmente carvão) para os portos da Oceania e de lá trazendo lã. Essas viagens transoceânicas -que duraram até 1904- efectuavam-se em cerca de 100 dias.

(*) Este navio foi vendido em 1904 a um armador norueguês, que lhe deu o seu derradeiro nome : «Fortuna». Só foi desmantelado em 1950, depois de ter servido (até esse ano) no porto de Melbourne como depósito de carvão. Fim inglório para um navio tão belo...

Sem comentários: