terça-feira, 9 de janeiro de 2018

ASSIM VAI O (NOSSO) MUNDO...


As relações diplomáticas (e outras) entre Portugal e Angola continuam a degradar-se. Sobretudo, por causa de Manuel Vicente (ex-vice-presidente daquele país africano), sobre o qual pendem suspeitas de corrupção de um alto funcionário da justiça portuguesa. João Lourenço -presidente da República de Angola- não quer entender que o estado português não pode transferir, como ele pretende, o processo para Luanda, porque isso não é legal numa nação democrática, onde existe separação do poder político do poder judicial. -Será que João Lourenço -que todos nós admiramos pelo excelente trabalho feito depois da sua tomada de posse- não percebe isso ? -Ou é homem para o qual todos os pretextos são válidos para 'ajustar contas' com a antiga potência colonial ? A ver vamos.


O futebol português (ou melhor, o que gira à sua volta) causa-me nojo. A última proeza de um 'agente desportivo' ficou a dever-se ao técnico do F. C. Porto (clube que, actualmente, tem uma grande equipa -sem dúvida a melhor do campeonato- e que merece amplamente, o 1º lugar na tabela classificativa); que dirigiu ao seu colega do Benfica insultos que só vêm confirmar aquilo que muita gente já sabia dele : que o Sérgio é um tipo colérico, excessivamente provocador, sem educação e sem ética. Um conselho : civilize-se.


Parece estar instalada a polémica sobre a escolha do nome do futuro aeroporto do Montijo. Que um comité (ao que parece já formado) quer chamar Aeroporto Mário Soares. No que me diz respeito, eu sou contra. Porque acho que os nomes dados a esse género de infraestruturas devem ser politicamente neutros. Sou contra, como o sou contra o nome de Sá Carneiro que foi dado ao antigo aeroporto das Pedras Rubras (que deveria, penso eu, ter o nome do ilustre piloto portuense Sarmento de Beires ou o de Sacadura Cabral, outro insigne aviador nortenho) e como seria contra se quisessem dar (não sei bem porquê) o nome de Álvaro Cunhal ao aeroporto do Algarve. Que, penso eu, deveria ser baptizado com o nome de Gago Coutinho, nascido em São Brás de Alportel, embora tivesse sido registado em Lisboa. Como acharia por bem que se honrasse a memória do piloto alentejano Brito Paes no aeroporto de Beja. Nisto tudo, penso que acertado só o nome há pouco atribuído ao aeroporto da Portela; que tem o nome de um general de aviação, que foi co-fundador da TAP.

Sem comentários: