sábado, 22 de outubro de 2016

POUPAR ?

Segundo estudos hoje publicados na nossa imprensa diária, 59% dos Portugueses ainda consegue fazer poupanças. O que é extraordinário, considerando a singeleza dos nossos salários e a miséria das nossas pensões de reforma. Dizem os mesmos estudos (feitos sob a égide do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros) que 14,5% dos que poupam, guardam esse aforro «em casa ou na carteira». É precisamente o meu caso, pois acho que não vale a pena ir depositar no banco os 10 ou 15 euros que, no fim do mês, consigo economizar... Serão estes estudos estatísticos feitos para nos convencer de que a crise acabou ? -Não sei. O que eu sei é que, também por aí se diz e escreve (na base de outras análises pelo menos tão sérias quanto esta), que os Portugueses continuam a empobrecer e que, muito em breve, nós nos encontraremos entre os povos mais pobres do continente europeu. E é isso que me preocupa e que me entristece. O resto até pode ser pura propaganda ou, mais prosaicamente falando, areia atirada aos olhos dos incautos. Que ainda acreditam, coitados, na existência do Pai Natal.

Sem comentários: