quinta-feira, 20 de novembro de 2014

MEDRONHEIROS E MEDRONHOS

Frutos de um arbusto ('Arbutus unedo') das regiões mediterrânicas, os medronhos são utilizados quase exclusivamente -em Portugal- no fabrico de uma bebida destilada : a famosa aguardente medronheira. O Algarve é a zona do nosso país onde há mais tempo e em maiores quantidades ela se fabrica. Actualmente, e ao que me disseram, só não há quebras significativas na elaboração dessa bebida alcoólica (muito requisitada e por isso cara), porque os produtores algarvios importam medronhos de outras regiões do país. Nomeadamente da zona da serra da Estrela, onde os medronheiros também prosperam. Aqui na minha região (Alto Alentejo) também há medronheiros. Para já existem e desenvolvem-se dois deles no meu quintal; que todos os anos dão frutos. Mas eu sei de um sítio, localizado no concelho de Nisa, junto à fronteira espanhola (a uns 30 quilómetros de minha casa), onde eles proliferam. Não sei se alguém os aproveita para fazer aguardente. Duvido, pelo facto de já por lá ter passado no tempo da maturação dos frutos e nunca ter dado conta de gente a apanhar os ditos. O que é pena, mas normal numa terra que, geralmente, não aproveita esse verdadeiro dom da Natureza. Por aqui, é costume que toneladas de fruta murchem e/ou caiam das árvores em pura perda... Seremos nós portugueses assim tão ricos, para que tal aconteça ? -É uma pergunta que faço a mim próprio, sem encontrar resposta...

Sem comentários: