sexta-feira, 28 de novembro de 2014

DELICIOSOS ABACATES

Geralmente considerada uma árvore  tropical -o que até é verdade- o abacateiro dá-se, no entanto, muito bem no nosso país, em regiões de clima temperado. Tenho um amigo de Tomar, que plantou na sua quintinha dos arrabaldes da Cidade Templária, uma dessas árvores, que produz -todos os anos, sem excepção- centenas de frutos. Tantos, que esse tal meu amigo se vê obrigado a oferecê-los às cestadas. A semana passada passei pela sua propriedade, de onde trouxe umas boas duas dúzias desses deliciosos frutos originários (segundo dizem os entendidos) do México e de outras regiões das Américas central e do sul. Hoje vou deliciar-me com alguns deles; que vou preparar da seguinte maneira :

1- Depois de cortar os frutos ao meio e de extrair os caroços, retirar a polpa (com o auxílio de uma faca ou de uma colher) e reservar; depois de a reduzir em pedacinhos.

2- Abrir duas latas de conserva de atum em óleo vegetal; retirar todo o óleo e esmiuçar o peixe; reservar.

3- Misturar tudo num recipiente e juntar-lhe maionese, sumo de 1/2 limão, sal e pimenta quanto baste.

4- Encha umas taças individuais e sirva como entrada. Pode também reservar as cascas dos frutos e enchê-las com a mistura.

5-Pode, se assim o entender, substituir o atum por camarões; ou por fiambre, por ovos cozidos ou por tudo o que lhe der na real gana.

6-Acompanhar com um vinho branco português, ligeiro e frutado.

Bom apetite !

Sem comentários: