domingo, 23 de março de 2014

RECORDAÇÕES (9)

Esta foto data de 1967 e mostra a equipa principal da U. S. Quevillaise (vulgo U. S. Quevilly), uma das melhores equipas de futebol amador de França. Todos os seus atletas (ou quase) trabalhavam numa empresa metalomecânica de nome Lozay (que também me empregaria duas décadas mais tarde) localizada em Petit Quevilly, uma cidadezinha normanda dos arrabaldes de Ruão. Com a qual eu tenho outras afinidades, pois foi lá que nasceram as minhas filhas e tambem onde ajudei a fundar (com outras pessoas da numerosa comunidade lusíada da região) uma colectividade sócio-cultural-recreativa : a A.C.L.P.A.R.. Que, passado meio século,  ainda existe, apesar de se encontrar em franca decadência. Conheci pessoalmente alguns dos jogadores fotografados, nomeadamente o Poplin (o último de pé, á direita), que chegou a ser meu chefe, na supracitada empresa. Tudo isto se passou há muitos anos... Mas a equipa dos canários (assim chamada pelo facto dos seus desportistas vestirem de amarelo, mas também porque o emblema do clube mostra duas dessas aves canoras) continuou a dar cartas no mundo do futebol não-profissional. Se bem me lembro, a U. S. Quevilly consagrou-se, por mais de uma vez, campeã nacional da sua categoria e foi a duas finais da Taça de França. A última dessas vezes ocorreu há 3 ou 4 anos, quando jogou com a temível e profissionalizada equipa do Lyon e se inclinou (no grandioso 'Stade de France') pela margem mínima : 0-1.

Sem comentários: