sexta-feira, 21 de março de 2014

ASSIM VAI O MUNDO...

O Benfica e o F. C. Porto estão de parabéns ! Não só pelo facto de se terem apurado para os quartos de final da Liga Europa, mas também, e sobretudo, pelo que os 'encarnados' fizeram (bravo !) no jogo da 1ª mão contra os ingleses do Tottenham e pelo que ao 'dragões' realizaram (que grande proeza !) no jogo da 2ª mão contra o Nápoles. Vi esses dois desafios (na TV, obviamente) e fiquei simplesmente deslumbrado com o futebol praticado pelos dois clubes portugueses. Aos quais desejo boa ventura para o seu futuro internacional. Quanto à sorte dos dois clubes na Primeira Liga nacional, parece já estar traçada. Se nada de muito surpreendente se passar nos desafios que restam (o que não está garantido), o Benfica deve conquistar mais um título, para grande alegria dos seus adeptos e simpatizantes. Quanto ao Futebol Clube do Porto, para o ano fará melhor (estou certo disso) do que esta época, marcada por maus passos inacreditáveis, que estão na origem de inesperados insucessos.

Segundo a imprensa publicada nestes últimos dias, o estado português desbaratou mais de 1 500 milhões de euros nos estudos dos jovens que estão a emigrar nestes tempos de desgraça. Tanto dinheiro deitado à rua, em pura perda ! Não para todos, naturalmente, visto os países estrangeiros que os recebem lucrarem com o saber que por cá lhes foi ministrado e pago por todos nós. Com os sacrifícios que se conhecem... Não critico, bem entendido, esses jovens que viram costas a Portugal, para procurarem lá fora uma existência feliz. Na verdade, eu sei que eles têm razão, quando se exilam com a legítima e humana ambição de construírem, fora de portas, o futuro que merecem e que a pátria lhes nega. E sei também quem deveria de ter vergonha, por assistir a este novo êxodo impávido e sereno. Sem remorsos. Diz também a imprensa nacional, que 81 000 licenciados estão desempregados no nosso país há mais de 1 ano. Que falta de pudor a desta gente que nos (des)governa e que, de toda evidência, não tem sequer competência para gerir uma pacata mercearia de bairro. E que, por vaidade, se agarra ao poder que alcançou, graças às mentiras e habilidades costumeiras dos carreiristas da política. Creio que, em relação à emigração, voltámos a velhos tempos já evocados por Eça de Queirós em finais do século XIX : «Em Portugal a emigração não é, como em toda a parte, a transbordação (sic) de uma população que sobra; mas a fuga de uma população que sofre».

Passadas quase duas semanas sobre o desaparecimento do Boeing 777 da Malaysia Airlines, que levava a bordo 239 pessoas de várias nacionalidades, adensa-se o mistério que envolve esta moderna aeronave; que voava de Kuala Lumpur para a Pequim. Que raios ! -Com toda a tecnologia existente em matéria de instrumentos de detecção e da colaboração internacional (que engloba a participação de vinte e tal países) ainda não foi possível encontrar o mínimo vestígio desse avião ? Nem quero imaginar o sofrimento das famílias dos passageiros e tripulantes do voo em questão... Que devem continuar desesperadas com uma situação indefinida e sob a pressão de 'notícias' contraditórias : que ora dão o 777 caído nas profundezas do mar da China ou do oceano Índico ou desaparecido na densa selva de algumas regiões sobrevoadas eventualmente pelo aparelho extraviado. Espero, para descanso de todos, que os próximos dias sejam realmente decisivos na elucidação deste inaudito caso, que constitui já um dos grandes enigmas da aviação comercial do nosso tempo.

Sem comentários: