terça-feira, 4 de março de 2014

ASSIM VAI O MUNDO...

Segundo a «Forbes», a revista dos milionários, a fortuna pessoal dos três portugueses mais ricos -Amorim, Soares dos Santos e Belmiro- subiu (neste tempo de penúria e de grandes sacrifícios para muitos) de 7,7 mil milhões de euros, ou seja mais 24% em relação ao que eles tinham em 2012. Enquanto isso, milhões de compatriotas nossos, vítimas do desemprego e de outras injustiças gritantes, debatem-se com dificuldades económicas e sociais insuperáveis. Milhares deles até já passam fome ! Facto que, por incrível que pareça, não apaga o sorriso da cara dos 'nossos' governantes. Simplesmente escandaloso !


Aqui há anos atrás, a diplomacia da C.E. apoiou a independência do Kosovo, por via do seu desmembramento de uma das antigas repúblicas federativas da Jugoslávia. Essencialmente pelo facto de, após anos de emigração forçada, esse território já conter mais albaneses do que sérvios. Hoje, a mesma C.E. -que continua a demonstrar a sua incapacidade em resolver os problemas que atormentam os europeus da comunidade- lança o anátema contra os russos da Crimeia (ali em número bem superior ao dos ucranianos), porque estes reclamam o regresso dessa região ribeirinha do mar Negro ao seio da Rússia. Talvez seja necessário lembrar que a península em questão saiu, nos anos 50 do passado século, no tempo da governação de Khrutchev, da república soviética da Rússia para integrar o território da Ucrânia vermelha. Isto, num tempo em que o supracitado líder comunista acreditava piamente, como é óbvio, numa União Soviética eterna, una e indivisível. O que justificará a dualidade de posições da Comunidade Europeia ? Eu cá tenho a minha ideia...


O Futebol Clube do Porto -depois de anos e anos de invejáveis triunfos- começa agora a parecer-se mais com uma equipa de meio da tabela. Eu cá penso que isso se deve ao facto do clube estar muito mais interessado no negócio de jogadores do que na manutenção de uma equipa vencedora, recheada de valores desportivos confirmados. Atletas que, no mercado internacional de futebolistas, rendem bom dinheiro (ao que se diz) a alguns figurões da SAD. Sobretudo em comissões, coisa que os sócios do clube nortenho nem sequer imaginam que exista... Como diz um velho ditado normando : «não se pode guardar a manteiga e o dinheiro da venda da dita». Que é como quem diz : não se podem arranjar os milhões provenientes da venda de Moutinho, de Falcão e de James e continuar a brilhar, sem eles, nos jogos da 1ª Liga. Qual treinador, qual treta !


O mau tempo persiste e continua a causar danos de monta em toda a costa portuguesa. Dizem os jornais que os custos desses estragos causados pela fúria dos elementos já ascendem a muitos milhões de euros. Mas, afinal de quem á a culpa ? Da Natureza, que tem as suas próprias leis, ou do homem que as viola sistematicamente, ao tentar ocupar espaços que pertencem ao mar ? Assunto para reflectir. E para tirar ilações.



Sem comentários: